GUERRA: ISRAEL DIZ TER MATADO CHEFE DO HAMAS QUE COORDENOU INVASÃO DO DIA 7/10 PELO AR

- Advertisement -

INCURSÕES PROSSEGUEM CADA VEZ MAIS ACELERADAS

As Forças de Defesa de Israel afirmaram ter matado o chefe da ala aérea do Hamas, neste sábado (28). Os militares disseram que ele participou do planejamento dos ataques contra Israel, que aconteceram em 7 de outubro.
Por meio de comunicado, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que Asem Abu Rakaba coordenou os membros do Hamas que invadiram o território israelense usando parapentes, no dia 7 de outubro.
O comunicado cita que Rakaba “participou do planeamento do massacre nas comunidades vizinhas da Faixa de Gaza”, além de ter sido responsável por usar drones para atacar bases do Exército de Israel. O chefe da ala aérea do Hamas foi morto durante um bombardeio feito com caças das Forças Armadas de Israel.

Atualmente, o Exército israelense também está intensificando as operações na Faixa de Gaza por terra. Peter Lerner, porta-voz das forças armadas, afirmou que o objetivo das atividades é fazer uma varredura e limpeza. “Pretendemos desmantelar as suas capacidades, destruir o seu governo e garantir que nunca mais possam usar a Faixa de Gaza como palco contra o nosso povo”, disse se referindo ao Hamas.

Como começou o conflito?

O confronto se iniciou após o grupo terrorista Hamas lançar centenas de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, em 7 de outubro. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país. Os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram centenas, incluindo mulheres e crianças, que foram levados como reféns para Gaza.

Como foi a resposta de Israel?

Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. “Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.” Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

O que é e onde fica a Faixa de Gaza?

É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km². Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²). Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.

Qual é o histórico do conflito na região?

A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes. Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico. De lá para cá muitas águas passaram por debaixo dessa ponte. Muitos confrontos, milhares de mortes, e um campo de ódio que não acaba nunca.

Por g1 – Globo
FOTOS: iStock – Abdallah Elhaff

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News