HOJE 27 DE OUTUBRO É O DIA MUNDIAL DO GATO PRETO

- Advertisement -

NA VERDADE O QUE DÁ AZAR É OUTRO TIPO DE GATO

Algumas culturas acreditam que, ao contrário de dar azar, os pretinhos na verdade dão boa sorte. Um exemplo são os marinheiros britânicos que levavam gatos dentro dos navios, pois além de caçar os ratos, eles acreditavam que os felinos pretos ajudavam a garantir uma viagem segura.
Mas o gato preto teve uma história especial. Os antigos egípcios veneravam o gato preto. Eles eram considerados criaturas mágicas e símbolo de boa sorte. Bastet, deusa do lar, da fertilidade e das mulheres, é retratada na mitologia egípcia antiga com a cabeça de um gato preto e um corpo humano.
O Halloween é uma festa que conhecemos no Brasil como Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro. Os gatos pretos sempre estiveram associados às bruxas, por isso eles também fazem parte da decoração da festa.
É típico que a decoração apresente abóboras para afastar os maus espíritos, imagens de bruxas e fantasias assustadoras que fazem referência à morte. Mas, por que os gatos pretos estão ligados à festa assustadora conhecida como Halloween?
É o que vamos explicar neste artigo, além dos cuidados que você deve ter com seu bichano nas ocasiões dessa celebração. Conheça!

Sabemos que os gatos são animais dóceis e, ao mesmo tempo, enigmáticos. Eles foram domesticados há mais ou menos 8.000 anos a.C. pelos egípcios com o objetivo de afastar os roedores das safras de alimentos.
Eles têm um comportamento mais introspectivo, observador e calmo. Isso intriga muitos humanos que insistem em comparar gatos a cachorros. Mas o mistério fica ainda maior quando os felinos são de pelagem preta. Isso porque, à noite, um gato preto pode se tornar um ser muito suspeito com seu par de olhos luminosos.
Em algumas culturas, no tempo medieval, os gatos pretos simbolizavam azar e mau agouro. Era assim que franceses e espanhóis medievais costumavam ver os gatos pretos. A lenda prevalecia porque os gatos são noturnos. E, por serem pretos, os habitantes da época associavam sua cor às trevas.
Infelizmente, a falta de conhecimento ainda maltrata muito os gatos pretos. Até mesmo a Igreja Católica perseguiu o animal nos tempos da Inquisição, pelo papa Inocêncio VIII, no século 15. Por outro lado, em outras culturas, como na Escócia, na Grã-Bretanha e no Japão, o gato preto simboliza prosperidade.
Então por que a lenda se mantém até hoje?
Ainda hoje, os gatos pretos são usados cruelmente em rituais de magia. Assim como qualquer tradição, costumes e rituais são passados de pai para filho. Em toda sexta-feira 13, ainda há pessoas que evitam passar por debaixo da escada e, claro, cruzar na rua com um gato preto.
A associação entre Halloween e gato preto acontece porque, nos tempos passados, mulheres mais velhas e sozinhas tinham o bichinho como companheiro. Isso, sem dúvida, mexia com o imaginário de povos que viviam perseguindo pessoas que poderiam ser simpatizantes à bruxaria.
Com o tempo, muitos desenhos animados e filmes incentivaram a ligação infundada que teve origem na Idade Média. Isso tem feito com que o mito fique ainda presente nos dias de hoje.
O mito que perdura anos na sociedade traz vários malefícios para os gatos pretos. Geralmente, eles têm mais dificuldade de conseguir um lar. Vítimas do preconceito, acabam ganhando as ruas, o que os deixa desprotegidos e suscetíveis à violência.
Segundo uma pesquisa da ONG britânica, Cats Protection, divulgada pela Revista Galileu em 2017, os gatos pretos ficam atrás de gatos de outras cores em uma porcentagem de 13% na fila de adoção. Isso significa que são os últimos a serem considerados para adoção de famílias.
Pensando em reduzir essa taxa, foi criado o Dia do Gato Preto que é comemorado todo dia 27 de outubro. Essa foi uma maneira de conscientizar tanto os tutores quanto as pessoas em geral de que gato preto não traz azar.
Outra superstição que surgiu na Idade Média, apontou os gatos pretos como causadores de todos os males da época. Mas, muito diferente disso, a Peste Negra foi uma epidemia que aconteceu entre os anos de 1347 a 1353, por uma doença causada pela bactéria Yersina pestis, proveniente dos ratos. Antes disso, muitos gatos foram exterminados pelo preconceito. Consequentemente, ocorreu um desequilíbrio ambiental que levou à morte cerca de 50 milhões de pessoas na Europa. Mas isto só ocorreu devido à peste negra!

RESUMO: Gato Preto não faz mal a ninguém… tudo isso não passa de mera superstição.

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News