ITAJAÍ CHEGA AOS 164 ANOS COMO POTÊNCIA DO PRESENTE DE OLHO NO FUTURO

Em comemoração ao aniversário de 164 anos de Itajaí, celebrado neste sábado (15), serão distribuídas cinco mil fatias de bolo à população. O corte do bolo será a partir das 15h, na Praça Vidal Ramos (Marco Zero),

IMA PROMOVE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA PENSO, LOGO DESTINO

- Advertisement -

 

PROGRAMA ENSINA COLETAR RESÍDUOS ELETRÔNICOS

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou, nos dias 15 e 16 de maio, a capacitação dos coordenadores municipais das Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAMs) de Canoinhas, Concórdia e Mafra. O treinamento no âmbito do Programa Penso, Logo Destino (PLD), possibilitou aos participantes, a oportunidade de conhecer os sistemas de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, de lâmpadas, de pneus inservíveis e de embalagens de agrotóxicos, bem como de aprender sobre a operacionalização do programa.
O evento contou com a participação de 75 representantes dos 21 municípios que assinaram Termo de Cooperação com o PLD. Nessas regionais, todos os municípios com população até 20 mil habitantes aderiram ao programa. Representantes da Epagri e Cidasc também participaram da capacitação, com o objetivo de apoiar a implantação do programa em conformidade com o Plano de Ação que está sendo elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri, Cidasc e IMA.
— O Programa Penso, Logo Destino continua a expandir sua atuação, visando atingir um número cada vez maior de cidades e conscientizar um número crescente de cidadãos sobre a importância de adotar práticas sustentáveis em relação aos resíduos. No próximo mês serão realizadas as capacitações nas CODAMs de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Rio do Sul — reforçou o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.

CONHECENDO O PROGRAMA

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina já conta com a adesão de mais de 100 municípios catarinenses. O PLD é focado no envolvimento e na conscientização das pessoas sobre a disposição correta dos resíduos sólidos e tem a finalidade de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e menos produz resíduos sólidos urbanos.
O Programa é dividido em três etapas: logística reversa (etapa atual), coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos. Para isso, o IMA atua como mediador entre a sociedade civil, poder público e as entidades gestoras (que representam os fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes dos produtos que geram os resíduos abrangidos pela logística reversa). O projeto funciona através de parcerias entre o IMA e os municípios por meio de termos de cooperação.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024, a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD é chegar aos 41 municípios de médio porte com população entre 20 até 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.
A disposição correta dos resíduos sólidos é um tema que movimenta grandes discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News