INMET ALERTA PARA TEMPESTADE DE GRANDE PERIGO NO RS E SC

- Advertisement -

CHUVAS JÁ COMEÇARAM PELA MDRUGADA

RIO DE JANEIRO: O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira, um alerta vermelho de tempestade de ‘grande perigo’ para a madrugada e a manhã desta quarta, na região entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chuva, de acordo com o órgão, pode superar os 100mm/dia, além de existir também a possibilidade de granizo.
Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. A tempestade deverá afetar o noroeste do Rio Grande do Sul e parte da Região Metropolitana de Porto Alegre e o Oeste Catarinense.
Deverá chover com menos intensidade em toda a região Sul, incluindo o Paraná. Há risco de rajadas de vento de 100 km/h, granizo e precipitação de até 100mm/dia. Os últimos meses tem sido de chuvas intensas
O Inmet colocou alertas também para o oeste de São Paulo, norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. As chuvas nesses estados deverão ser menos intensas, de 50mm/dia, com ventos de até 60 km//h. Goiás, leste de Mato Grosso do Sul e sul de Tocantins também devem ter chuvas em condições semelhantes.
Apesar da chuva que deve cair no Rio de Janeiro nos próximos dias, a previsão é a de que a temperatura continue alta na capital fluminense, com os termômetros marcando entre 20°C e 37°C, de acordo com o Inmet. A máxima segue acima de 30°C até sabádo, quando pode chegar aos 40°C. O tempo chuvoso deve seguir até o fim da semana, com chances de trovoadas na quinta e sexta-feira.
São Paulo tem cenário semelhante, com chuvas em todos os dias. Nesta quarta-feira, a tendência é de alta na temperatura, com os termômetros marcando entre 19°C e 30°C. Entre quinta e sexta-feira, a máxima não deve superar os 27°C. Já no sábado, pode voltar a atingir os 30°C.
Em Porto Alegre (RS), a máxima não deve ultrapassar os 22°C até o sábado, de acordo com os dados do Inmet. Na capital de Santa Catarina, Florianópolis, acontece o mesmo. Em Curitiba, a chuva só deve chegar na tarde desta quarta-feira e segue até o final da semana, com chances de trovoadas. Deve fazer, no entanto, mais calor que nas outras capitais do Sul, com a máxima podendo chegar aos 26°C no sábado.

COMO SERÁ ESTE MÊS?

Outubro deverá seguir a tendência de setembro de temperaturas acima da média em boa parte do território nacional, segundo o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas, por outro lado, deverão ser acima do esperado no Sul do país e em partes do Sudeste e Centro-Oeste, ficando abaixo do normal na parte central e Norte do Brasil.

— Praticamente todo país ficará com temperaturas acima da média. Exceto ali no Rio Grande do Sul — aponta a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, que destaca as regiões que mais devem sofrer com o calor — Mato Grosso, sudeste do Pará, Tocantins e Piauí. Vai ser superquente lá. As temperaturas vão ficar altas, e as chuvas abaixo da média.
Rio de Janeiro e São Paulo, assim como Minas Gerais e Espírito Santo também terão calor acima do esperado. Veja abaixo um mapa que mostra a tendência das temperaturas para outubro, com as cores em vermelho e laranja indicando onde deverá ser mais quente: Mapa do Inmet mostra tendência de temperaturas acima do esperado em boa aprte do — Foto: Reprodução

O mapa abaixo mostra a as regiões do país que deverão ter chuvas abaixo (amarelo e laranja) e acima (azul) da média. Nos locais onde deve chover mais que o esperado, destacam-se os estados do Sul do país, principalmente o Rio Grande do Sul, além de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Sudoeste do Pará. Mapa mostra locais que terão chuvas acima da média (azul) e abaixo (amarelo) — Foto: Divulgação Inmet

Por Paulo Assad — Rio de Janeiro

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News