DEFESA CIVIL ALERTA PARA VOLUMES ALTOS DE CHUVA NO RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas no estado, com volumes que podem ficar entre 120 mm e 150 mm na metade sul do estado para os próximos dois dias. 

Itajaí completa um ano de vacinação contra Covid-19 com mais de 86% da população imunizada

- Advertisement -


O início da vacinação em Itajaí completa um ano nesta quinta-feira (20) com a marca de mais de 100% da população imunizável com pelo menos uma dose recebida. Até o fim da tarde de quarta-feira (19), 193.224 pessoas tomaram a vacina contra o coronavírus na cidade e 86,5% delas já estão com o esquema vacinal com duas doses completo. O Município tem ainda quase 33 mil pessoas imunizadas com a dose de reforço.

A enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS) Jonilda Hugen Souza e a vacinadora Graziele Mota de Oliveira deram o start na vacinação contra Covid-19 em Itajaí. O momento histórico simbolizou uma nova etapa para o município e garantiu mais segurança e proteção à população.

“Tivemos uma boa adesão da população na vacinação através das ações que o município realizou, como drives, agendamento, demanda livre e vacinação em domicílio das pessoas com necessidades. A realização de ações diferentes conseguiu abranger a comunidade de várias formas para a imunização. Já estamos com horários estendidos em algumas unidades de saúde para oportunizar a realização das vacinas e manter a cobertura vacinal alta”, destaca a vacinadora Graziele.

Apesar do recente aumento no número de infectados, as internações e mortes por Covid-19 se mantêm estáveis. Para a enfermeira Jonilda, a vacinação tem papel fundamental neste cenário atual.

“Nesse último ano de pandemia, desde o momento da vacinação até agora, eu não tive contaminação pela Covid. Infelizmente nesta semana, ao testar, acabou dando positivo. Estou apresentando sintomas leves. Acredito que a medidas tomadas em relação à vacinação, às duas doses mais a dose de reforço, com certeza tem um papel importante no controle dos sintomas mais fortes, diferente das pessoas que não se vacinam”, relata a profissional que recebeu a primeira dose no município.

Nova etapa: vacinação das crianças de 5 a 11 anos

Desde a última terça-feira (18), o Município de Itajaí vacina as crianças em geral de 9 a 11 anos e as crianças com deficiências ou comorbidades de 5 a 11 anos nas unidades de saúde (confira aqui os horários de atendimento). Para serem vacinados, os pequenos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, ou então apresentar uma declaração assinada. Além disso, também deve ser apresentado documento de identificação com CPF e, para crianças com comorbidades ou deficiência permanente, um laudo ou declaração médica que comprove a condição.

“Nesta nova fase de vacinação, queremos incentivar aos pais que levem seus filhos para se proteger contra a Covid-19 e, assim como já observamos a diminuição dos casos graves e óbitos em adultos, podemos evitar que essa doença afete as nossas crianças. A vacina, junto com as precauções e cuidados contra a Covid-19, são as grandes aliadas no controle da doença. Precisamos seguir firmes, com cautela, para que esta fase passe logo, com saúde e proteção”, alerta Graziele.

“Continuamos convocando a população a buscar a vacinação, porque ela tem sido relevante para a redução de casos graves e da mortalidade por Covid”, complementa Jonilda. 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News