Itajaí: Dezembro Vermelho inicia com ações de testagem rápida e horário estendido no CTA

Iniciativa reforça a prevenção, diagnóstico e cuidado integral às ISTs no município

A abertura do Dezembro Vermelho em Itajaí conta com duas importantes ações nesta segunda-feira (01) e terça-feira (02), com testagem rápida em frente à UPA-CIS, das 9h30 às 17h30 (com entrega de resultados até 18h), e horário estendido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), até 21h, para coleta de exames de sífilis, HIV e hepatites B e C. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Antes do início oficial do Dezembro Vermelho, na sexta-feira (28), profissionais da rede municipal de saúde participaram de uma capacitação sobre a expansão da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). A atividade integra o planejamento anual de qualificação em saúde e fortalece a estratégia de prevenção combinada no município.

Nesta segunda-feira (01) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, a campanha Dezembro Vermelho foi estabelecida em 2017 pela Lei nº 13.504, com foco na prevenção ao HIV, à aids e às demais ISTs. Em Itajaí, o tema ganha ainda mais relevância, pois o município ocupa a 22ª posição entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes no índice composto que avalia diagnóstico, mortalidade e outros indicadores relacionados ao HIV.

O HIV é uma Infecção Sexualmente Transmissível cuja principal forma de transmissão ocorre por relações sexuais desprotegidas. A transmissão também pode ocorrer da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação, além de acidentes com material perfurocortante contaminado. A infecção costuma ser silenciosa e pode levar anos para apresentar sinais como cansaço, perda de peso e infecções recorrentes. Sem tratamento, evolui para a aids, que pode causar sequelas graves ou levar ao óbito. Embora não exista cura ou vacina, o tratamento atual permite qualidade de vida, planejamento familiar e prevenção da transmissão quando realizado de forma adequada e contínua.

Entre as medidas de prevenção ao HIV estão o uso de preservativos em todas as relações sexuais, o acompanhamento pré-natal adequado, a realização regular de testes para ISTs e o uso das profilaxias PrEP e PEP.

COMO FUNCIONAM AS AÇÕES DE TESTAGEM

Os testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C são realizados com algumas gotas de sangue. Qualquer pessoa com documento de identificação com foto pode realizar o exame, cujo resultado fica pronto em cerca de 30 minutos. A entrega ocorre de forma individual, com orientações e, quando necessário, encaminhamentos para acompanhamento especializado.

Durante as ações, haverá distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, géis lubrificantes e autotestes de HIV.

PROGRAMAÇÃO DO DEZEMBRO VERMELHO EM ITAJAÍ

01 e 02/12 – segunda e terça-feira: ação de testagem rápida em frente à UPA-CIS, com coleta para sífilis, HIV e hepatites B e C. Atendimento das 9h30 às 17h30 e entrega de resultados até 18h (sujeito às condições climáticas).

01 e 02/12 – segunda e terça-feira: horário estendido no CTA até 21h, com testagem para as mesmas ISTs. Endereço: Rua Jorge Tzachel, 78, Fazenda.

06/12 – sábado: ação de testagem rápida no Super Sábado, na Hercílio Luz, em frente ao Dide Brandão, das 9h30 às 14h30 (resultado até 15h).

19/12: divulgação do Boletim Epidemiológico do HIV/Aids 2025, com dados atualizados sobre a situação da infecção no município.

———————-

Texto: Ascom/PMI

Foto: Imagem ilustrativa

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News