PRÉ-CANDIDATO DO PDT – SUGERE QUE A UNIFICAÇÃO DA OPOSIÇÃO É ESSENCIAL

O advogado Allan Schroeder (na foto com Claudir), um dos pré-candidatos anunciados pelo PDT de Balneário Camboriú para concorrer ao cargo de prefeito, disse que o partido está trabalhando pela unificação das oposições para a escolha de uma chapa única para enfrentar as próximas eleições municipais.

ITAJAÍ: MUNICÍPIO MODERNIZA SEU SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

- Advertisement -

 

PROJETO PPP GARANTIRÁ MAIOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA CIDADE

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Obras, firmou, pela primeira vez, uma Parceria Público Privada (PPP) para modernização do sistema de iluminação pública da cidade. O objetivo da iniciativa é otimizar e expandir a rede energética atual, o que vai assegurar mais eficiência para todo município, além de garantir a realização da manutenção da infraestrutura necessária. Uma das primeiras medidas será a substituição da iluminação atual por lâmpadas de LED.
A empresa QLUZ Itajaí foi a vencedora da licitação para concessão administrativa do sistema por 25 anos e o contrato inicia neste mês de agosto. Nos primeiros 30 dias, a empresa irá apresentar o plano de implantação das ações de modernização, ampliação e demais melhorias. Em seguida, o projeto será avaliado pelo Município para que a empresa possa dar continuidade às ações. O cronograma de trabalho prevê que em seis meses 50% de toda rede de iluminação pública tenha sido substituída por lâmpadas de LED.

No prazo de um ano, está nas premissas do contrato a substituição de 100% das luminárias convencionais existentes por LED. Outra medida será a implantação do sistema de telegestão, que vai permitir à empresa responsável e à Secretaria de Obras ter controle e gerência de toda rede de iluminação pública. Com isso, por exemplo, não será mais necessário a população informar quando há luzes queimadas, pois o sistema funcionará como uma central de monitoramento com acesso imediato às informações.
O secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves (Dedé) informa que essa ‘parceria público privada’ vai garantir mais eficiência à toda rede energética do município. Ele também garante que a telegestão vai permitir a manutenção com mais agilidade, além da padronização dos equipamentos que hoje não é possível devido às licitações distintas que precisam ser feitas a cada intervenção.
Além disso, informa o secretário, a empresa também será responsável pela instalação de iluminação nas festividades tradicionais do Município, como o Natal EnCanto, além de monumentos históricos. A intenção é aprimorar ainda mais o embelezamento de pontos estratégicos a fim de que a iluminação proporcione espaços para contemplação e mais qualidade de vida a toda população.

O contrato será custeado pela taxa que é paga por todos os contribuintes na conta de luz – Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP). Mensalmente será feita a medição das atividades realizadas pela empresa e das metas de eficiência previstas no contrato. Não haverá alteração dos valores que são cobrados da população. No entanto, com a modernização do sistema, a expectativa é que futuramente aconteça a redução da taxa COSIP paga por todos itajaienses.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News