A itajaiense Luiza Willert venceu a categoria “Melhor Soprano” na 18 ª edição do concurso brasileiro de canto Maria Callas, em junho. O evento renomado acontece anualmente em São Paulo. Este ano, devido à pandemia, foi realizado por meio da apreciação de vídeos. O concurso é um dos mais importantes eventos de música lírica e conta com a participação de artistas de toda a América Latina, avaliados por um júri internacional.
Luiza nasceu em Itajaí no ano de 1999 e iniciou os estudos de música aos 14 anos. Participou, como coralista e solista, do Coro Vozes do Vale em Itajaí, sob regência de Nilton Silva. Aos 17 anos ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, no curso de canto lírico. Em 2018, se destacou como soprano solista no 13º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc). Em 2019, iniciou estudos com o tenor Paulo Mandarino e foi aceita no Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo.
Profissionalmente, participou de duas óperas como solista: “A Flauta Mágica” de W.A. Mozart, no Teatro Bradesco no papel de 1ª Dama, e “Bastiana & Bastião”, de mesmo compositor, na SCAR Jaraguá como a protagonista, Bastiana. Em 2020, participou da ópera “La Traviata” de G. Verdi, no papel de Annina, sob a regência de André dos Santos e direção de Harry Silverstein no 15º Femusc.