É O PRIMEIRO CINEMA ITINERANTE QUE ESTARÁ NA EMEB VEREADOR PAULO REIS NO DIA 17
A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Itapema (SC), com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal, na terça-feira (17/10), a partir das 19h, na EMEB Vereador Paulo Reis, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
CIRCUITO SICREDI
O Circuito Sicredi acontece de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes.
“A grande essência deste projeto é possibilitar que crianças e jovens tenham acesso à cultura, à educação. O que reforça a importância de sermos apoiadores desta iniciativa que fomenta a inclusão cultural, os princípios do cooperativismo, além de difundir a tecnologia da geração de energia solar. O fato de o cinema rodar por pequenos municípios, que muitas vezes não têm a oportunidade de receber muitas atrações culturais, tem grande sinergia com a nossa atuação”, comenta José Domingos de Andrade, presidente da Sicredi Vale Litoral SC.
O CineSolarzinho – versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolarzinho também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).
“Para nós, difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, destaca Cynthia Alario.
Neste Circuito, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2023 completa 22 anos. São quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família!
A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Itapema, por meio da Secretaria de Educação, e da Cooperativa Escolar – CoopReis, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.
PROGRAMAÇÃO EM ITAPEMA
Sessões de Cinema
Data: Terça-feira (17/10)
Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens – ‘Asas da Imaginação. 20h – 2ª sessão: curtas-metragens – ‘Diversidade e Cooperação’
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: EMEB Vereador Paulo Reis – Rua 406, 6236 – Sertão do Trombudo – Itapema/SC
1ª SESSÃO – ASAS DA IMAGINAÇÃO – FILMES EM EXIBIÇÃO
‘Geração Alpha’ – Direção: Débora Rezende e Iuri Moreno – GO – Animação/2023 – 11min20s
‘Os Pelúcias’ – Direção: Vivian Altman e Sergio Gambier – SP – Animação/Ficção 2020 – 4min59s
‘Era uma noite de São João’ – Direção: Bruna Velden – PB – Animação/2022 – 11min16s
‘Saudades em cor’ – Direção: Arthur Felipe Fiel – ES – Animação/2023 – 9min36s
‘Tom Tamborim’ – Direção: Maria Carolina e Igor Souza – BA – Animação/2022 – 9 min33s
2ª SESSÃO – DIVERSIDADE E COOPERAÇÃO
‘Fábula de Vó Ita’ – Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro – SP – Ficção/2016 – 5 min
‘Lé com cré’ – Direção: Cassandra Reis – SP – Animação/2018 – 5 min
‘Dela’ – Direção: Bernard Attal – BA – Ficção/2018 – 8min15s
‘Napo’ – Direção: Gustavo Ribeiro – PR – Animação/2020 – 16 min
‘Dia das Nações’ – Direção – Iuli Gerbase – RS – Ficção/2017 – 12 min
SOBRE A SICREDI VALE LITORAL SC
Somos a Sicredi Vale Litoral SC uma das 105 cooperativas filiadas ao Sistema Sicredi. Nossa região de atuação compreende 28 municípios, entre eles: o Vale do Rio Tijucas, Vale do Itajaí Mirim e Médio Vale do Itajaí Açu, além do litoral norte entre as cidades de Bombinhas e Navegantes. Nestes municípios, atuamos em 17 cidades com 31 agências e um escritório de relacionamento. Possuímos mais de 75 mil associados, com um quadro de aproximadamente 500 colaboradores.