Imunização é exclusiva para quem já recebeu a primeira aplicação
A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue para o público de 10 a 16 anos. A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e será realizada por ordem de chegada, enquanto durarem os estoques.
As doses são destinadas exclusivamente aos adolescentes que já receberam a primeira aplicação. A Secretaria de Saúde reforça que ainda não houve liberação de novas faixas etárias para a primeira dose.
A vacinação será ampliada para todas as UBSs da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso e garantir que os adolescentes completem o esquema vacinal. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação.
– É muito importante que os adolescentes que já tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue completem o esquema vacinal. Estamos disponibilizando a segunda dose em todas as UBSs para facilitar o acesso e garantir a proteção completa contra a doença – destacou o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari (Fafá).
QUEM NÃO PODE SE VACINAR?
De acordo com os protocolos de segurança, não devem receber a vacina pessoas com febre ou sintomas de doenças agudas, além de gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiências ou histórico de reação alérgica grave à vacina. Também devem aguardar os que tiveram diagnóstico recente de dengue (nos últimos seis meses).
A Secretaria de Saúde orienta que pais e responsáveis fiquem atentos ao calendário e procurem a UBS mais próxima o quanto antes para garantir a proteção dos adolescentes.
———————–
Texto: Caril Da Câmara









