PMS, CACS E EMPRESÁRIOS SÃO SUSPEITOS DE DESVIAR ARMAS PARA FACÇÕES

Força-tarefa da PM e Gaeco de Pernambuco e Bahia, além de integrantes do Exército, prendeu 18 pessoas. Segundo investigação, o armamento ilegal é utilizado com frequência em ações denominadas do novo cangaço

ITAPEMA: DIRETORES DO CONSEG PARTICIPAM DE PODCAST NA FOLHA E FALAM SOBRE SEGURANÇA

- Advertisement -

DIRETORES PROMETEM TRABALHAR DURO PELA SEGURANÇA

Os membros da diretoria do CONSEG de Itapema, Mariei Malikowski Lemanis (presidente) e Rubens Ribeiro dos Santos participaram do Folhacast desta terça-feira. Eles falaram da importância do Conselho, dos principais problemas que afetam a segurança de Itapema, do mecanismo de reorganização e dos obstáculos que dificultam o envolvimento da comunidade nestas questões tão cruciais. O Podcast foi mediado pelo jornalista José Avelino Santana, que fez questão de frisar a importância do CONSEG para a segurança da cidade.

UMA PRESIDENTE MUITO INCISIVA

A Presidente do Conselho destacou logo no início que o trabalho pela causa é um compromisso firmado por várias mãos de colaboradores que hoje compõem a nova diretoria. Mariei Malikowski Lemanis relatou que o Conselho estava um tanto “perdido” até a formação da diretoria atual, mas que agora com a nova formação espera que tudo se encaixe novamente para atender às necessidades a que o Conselho de Segurança se propõe.
Mariei citou vários nomes que hoje fazem parte da luta a seu lado, inclusive um que a partir de agora será o diretor de comunicação social, setor, segundo ela, importantíssimo para os contatos e também para trazer os responsáveis por entidades de cada setor pra dentro do Conseg. “Essa é uma falha que temos que corrigir urgentemente”, destacou ao referir-se à falta de uma pessoa responsável pelo setor de comunicação.
Por outro lado a presidente afirmou que estão hoje com um grupo de conselheiros muito presentes. Destacou entre esses grupos a Polícia Civil, que nunca deixou o Conseg sem um seu representante; a Polícia Militar idem; o Corpo de Bombeiros; todos membros natos do Conselho. “Recentemente conseguimos que se ombreasse conosco também a OAB (ordem dos Advogados do Brasil) que é representado pela Dra. Samara; além de representação do Sistema Prisional que também está conosco”, ressaltou a presidente. “Aos poucos, com o auxílio de todos, estamos conseguindo deixar o nosso Conseg com uma estrutura bem formada, uma nova cara, abrangendo todos os setores”, salientou.
Mariei disse ainda que o mais importante no momento é mesmo ativar o diretor de Comunicação Social, para que ele assuma esse importante elo que é trazer as pessoas para dentro do Conseg. “Esse trabalho tem sido feito por nós mesmos, mas isso tem se tornado massante porque temos que estar ligando para as pessoas comparecerem etc, o que nos toma tempo precioso. Com um diretor exclusivo para o setor, essa responsabilidade passará para ele, porque eu não faço parte apenas do Conseg, também sou presidente da Associação dos Bairros, faço parte da Comunidade Prisional de Itapema, sou rotariana. E tem mais, hoje com muita satisfação conseguimos trazer rotarianos para dentro do Conseg. Por isso não posso esquecer de todas essas pessoas que conosco estão ajudando em todos os trabalhos que temos realizado, especialmente o Major Rodrigues da Polícia Militar”, afirmou Mariei.

ESTRATÉGIA E DIAGNÓSTICO

O jornalista José Santana inquiriu a presidente sobre o que o Conseg está estudando para aplicar na cidade, como segurança no trânsito e outros assunto relacionados.
A presidente explicou que dentro do Conselho existem várias ações (algumas já realizadas) a serem desenvolvidas e outras tantas que serão implementadas. Quanto a questão da parte técnica, Mariei disse que esse detalhe fica por conta da OAB que vai trazer soluções de levantamentos para serem estudadas e, na medida do possível, realizadas. Ela lembrou que a respeito do trânsito o major Rodrigues leva muitas informações ao Conselho; que o tenente-coronel comandante do 31º BPM também já discorreu sobre esses assuntos, mas o grande problema nosso é o “baixo efetivo” que há na corporação. “Eles estão fazendo verdadeiros milagres”, ressaltou.
A presidente Mariei ainda destacou o papel do pessoal da Guarda Municipal que, segundo ela, é muito importante. Lembrou que, por ocasião daqueles episódios de violência que ocorreram em Blumenau, a Guarda Municipal também por aqui foi chamada para dentro das escolas. “Isso fez com que a questão deixasse mais enxuto o já pequeno efetivo policial da cidade. Porque, querendo ou não, a Guarda é um grande diferencial para nós. Ela nos dá um suporte legal e importante, especialmente nas questões de menor periculosidade, menores riscos, além de ter um entrosamente legal com a Polícia. Tudo isso junto faz com que consigamos executar um trabalho melhor”, enfatizou Mariei.

NOVOS AGENTES DA GARDA MUNICIPAL

Já Rubens Ribeiro, informou que a Guarda Municipal deve ter aumentado seu efetivo em 50 GMs (homens e mulheres). Ele também informou que a Prefeitura elaborou uma licitação para contratação de uma empresa que irá tomar conta das escolas. “Isso vai liberar a Guarda Municipal para as atividades normais como vinha realizando anteriormente”. Ribeiro disse ainda que não é atividade normal a Guarda prestar serviço full time dentro das escolas. “A GM tem que cuidar do trânsito, auxiliar a PM em vários setores, cuidar dos próprios municipais, atender os bairros, cuidar das áreas comerciais, som alto etc.”
Rubéns arguiu que essa decisão de contratar uma empresa para cuidar das escolas é de fundamental importância para cidade. Ele ainda salientou que os trabalhos, muitas vezes conjunto entre Guardas e PMs, são fundamentais para a diminuição da violência, das questões de drogas e outros delitos que ocorrem na cidade.

Para que você ouça na íntegra todo o podcast, deixamos o link: https://youtube.com/live/u2gITD1dkD0?feature=share

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News