VASO SANITÁRIO NÃO É LIXEIRA
A principal dica para preservar a rede de esgoto é não jogar no vaso sanitário papel higiênico, algodão, fraldas, fio dental, bituca de cigarro, preservativos, absorventes, cotonetes e outros itens sólidos que não irão se diluir, causando problemas nas tubulações e podendo acarretar retorno do esgoto para dentro do imóvel.
ATENÇÃO AOS FIOS DE CABELO
Fios de cabelo direcionados à rede coletora de esgoto causam muitos problemas que podem ser evitados. Use ralo no box do chuveiro e elimine os fios de cabelo na lixeira. Nunca jogue fios de cabelo na pia ou vaso sanitário.
ATENÇÃO ÀS LINHAS DAS ROUPAS
A água que sai da máquina de lavar costuma ser despejada diretamente no tanque. É importante observar se as roupas não estão soltando linha, o que pode causar sérios problemas de entupimento na rede de esgoto. A colocação de um ralo impedirá que linhas sejam direcionadas para redes coletoras. Elimine as linhas na lixeira.
ATENÇÃO À CAIXA DE GORDURA
Contar com caixa de gordura instalada na pia é fundamental. Ela irá reter a gordura e outros dejetos sólidos, abrindo passagem para os líquidos que serão lançados na rede coletora. Não jogue óleo usado no ralo da pia. Separe e recicle.
SEJA CONSCIENTE
As atitudes de cada um têm um impacto muito grande para o bom funcionamento dos sistemas de saneamento. Ter consciência dos efeitos positivos ao realizar a ligação de esgoto corretamente e consumir água com consciência, por exemplo, é o primeiro passo. Que tal incluir as boas práticas relacionadas ao saneamento no seu dia a dia?