VOTAÇÃO É NESTA SEXTA
Estudantes poderão votar no seu representante para a Câmara Mirim 2024, usando sistema que simula uma urna eletrônica. Escola tem 8 candidatos e estudantes realizam a eleição nesta sexta (29/09), uado mais uma ação da Câmara Mirim vai proporcionar uma vivência real de cidadania aos estudantes de Itapema. Rumo a terceira legislatura mirim, as atividades que envolvem os jovens vem se aperfeiçoando. Este ano, a eleição da Câmara Mirim 2024 vai proporcionar a uma escola selecionada, a chamada “experiência das urnas”.
O colégio Francisco Vitor Alves foi escolhido pelo Poder Legislativo para realizar uma votação real, usando um simulador da urna eletrônica. A eleição acontece nesta sexta (29/09), a partir das 10h da manhã na escola que fica no Bairro Morretes. A escola tem oito candidatos que disputam uma vaga na Câmara Mirim de Itapema e o estudante eleito será o vereador mirim da sua escola durante o ano de 2024.
Segundo o coordenador do programa, Josué Bordim, o objetivo é que os estudantes possam de fato votar como no sistema eleitoral, escolhendo de forma democrática seu candidato. A Escola Francisco foi escolhida por ser uma das maiores de Itapema, assim atingindo mais estudantes nesse projeto piloto.
– Nossa intenção é que na eleição do ano que vem, todas escolas usem esse sistema de votação, proporcionando essa experiência a um maior número possível de estudantes, que no futuro serão nossos representantes de fato na vida pública – aponta Josué.
O presidente da Câmara de Itapema, vereador Jean do Dimar (MDB) vai acompanhar de perto a experiência das urnas. Ele lembra que o objetivo da Câmara Mirim é ser um projeto não só educativo sobre cidadania, mas também prático.
– Acreditamos que a vivência real tanto do processo eleitoral, quanto da atividade legislativa são fundamentais para que os estudantes aprendam sobre a importância da gestão pública na vida das pessoas e para as cidades – destaca Jean.
Até o final da próxima semana, Itapema já vai conhecer os 13 novos vereadores mirins da cidade, já que todas as escolas já terão realizado a escolha ou eleição dos seus representantes.