InícioBem-EstarCulturaITAPEMA: FAACI REALIZOU MUTIRÃO DE LIMPEZA DAS PRAIAS NA ORLA DO CENTRO

ITAPEMA: FAACI REALIZOU MUTIRÃO DE LIMPEZA DAS PRAIAS NA ORLA DO CENTRO

- Advertisement -

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DAS PRAIAS NA CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS

As praias são ambientes muito frequentados no Brasil, sobretudo em épocas comemorativas, como fim de ano ou férias escolares, por exemplo. Infelizmente, com a chegada de um grande número de pessoas, um problema cada vez mais comum vem à tona: o lixo nas praias. O lixo despejado nas praias causa estragos significativos nos oceanos, uma vez que o destino dos resíduos, via de regra, acaba nas águas. Plásticos dos mais diversos tipos estão entre os principais poluidores das praias. Esse fato intensifica ainda mais o processo de destruição dos oceanos, justamente porque se trata de um dos tipos de lixo que causam mais impactos na biodiversidade marinha. Por esses motivos, torna-se extremamente importante realizar a limpeza das praias, seja individualmente ou em mutirões com o ocorreu no último fim de semana em Itapema.

Mas, por que devemos fazer essa limpeza?

O plástico, como dissemos, é o principal tipo de lixo jogada nas praias, desde embalagens até os descartáveis. Tendo isso em mente, para entender a importância da limpeza, é preciso, antes de mais nada, compreender os impactos que esse tipo de resíduo causa.

A importância da limpeza das praias

De antemão, saiba que o plástico demora aproximadamente 450 anos para ser decomposto na natureza. Ao longo desse período, ele pode ser ingerido por animais ou se acumular em corais, por exemplo. Somente esses dois problemas são capazes de dizimar a biodiversidade dos oceanos, como os peixes, as aves que sobrevivem do mar, os tubarões, as tartarugas, os pinguins, focas, baleias, golfinhos e muitos outros. Contudo, saiba que os efeitos do lixo no mar podem ser ainda mais devastadores. Por conta disso, a limpeza das praias tem ainda mais importância à medida que medidas como essa podem fazer toda a diferença para diminuir os impactos que causamos ao maior ecossistema do planeta.

O que fazer para ajudar na limpeza das praias?

A primeira coisa é NÃO jogar lixo nas praias, independentemente da sua composição, seja plástico, ferro ou orgânico. Além dessa atitude, é importante também recolher o lixo da praia sempre que possível, como uma simples embalagem de salgadinho ou uma tampinha de garrafa, ainda que não tenha sido você que os deixou no local. Conscientizar também é uma ferramenta importantíssima. Portanto, fale com seus amigos, parentes e até mesmo com desconhecidos a respeito de jogar o lixo no local adequado. Um simples alerta e uma boa conversa pode ser muito útil.
É possível ainda realizar os conhecidos mutirões de limpeza de praia, onde grupos de pessoas dedicam parte do seu tempo para recolher resíduos dos arredores das praias, de maneira a evitar que possam entrar em contato com a água, como ocorreu em Itapema no último sábado. Tenha em mente que toda ação em prol da vida e saúde dos oceanos é bem-vinda, ainda que com medidas “simples”, que em um primeiro momento possam ser irrelevantes.

MUTIRÃO DE LIMPEZA EM ITAPEMA

No sábado (16/09) a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, realizou um Mutirão de Limpeza de nossas Praias. A ação aconteceu na Orla do Centro e contou com a participação de cerca de 30 voluntários, além de representantes de empresas e instituições. Durante o trajeto até à Rua 139, onde ficou a tenda de Educação Ambiental, foram recolhidos 20 quilos de materiais deixados ou jogados na praia, entre bitucas de cigarros, plásticos e objetos metálicos.

—- Foi um ótimo dia para educar e conscientizar a população sobre a importância de manter as praias limpas. Tivemos uma boa participação da população, além da ajuda de instituições e empresas, deixando nossa orla ainda mais bela e limpa – destacou o presidente da FAACI, Raphael Voltolini.

A Folha do Estado parabeniza os organizadores do mutirão ao relembrar da importância de se manter as praias sempre limpas. Assim procedendo, estamos contribuindo para que a sujeira não acabe indo para o mar, prejudicando a vida marinha de nossos mares e oceanos. Congratulações! Que esta conscientização frutifique e novos mutirões sejam realizados.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News