DEFESA CIVIL ALERTA PARA VOLUMES ALTOS DE CHUVA NO RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas no estado, com volumes que podem ficar entre 120 mm e 150 mm na metade sul do estado para os próximos dois dias. 

Itapema – Final de semana será de tradição e cultura em Itapema‏

- Advertisement -

18Muita cultura e tradição vão movimentar Itapema nos próximos dias. O final do mês de Janeiro e o início de Fevereiro serão marcados pelo 1º Encontro de Etnias e Festa de Nossa Senhora de Navegantes. Moradores e turistas que estão em Itapema poderão conhecer um pouco da cultura local e participar das atividades.

O 1º Encontro de Etnias tem o objetivo de promover a troca de vivências de várias culturas por meio das apresentações de grupos folclóricos de vários lugares do país e também da Argentina e do Paraguai. As atividades iniciam no dia 28 de Janeiro, com desfile no Bairro Centro e na Meia Praia, seguindo até o dia 31 de Janeiro, com apresentações diárias na Praça da Paz, a partir das 20h30. No dia 28, a noite de apresentações vai ser encerrada com o show da banda local NBLA, a partir das 22h30. Já no dia 31 que fecha a noite é a Banda Clov’s Martinez Trio.

A Superintendente da Fundação Municipal de Cultura (FMCI), Gisele Mafra Mendes reforça a importância do Encontro. “Esse é um momento especial em que podemos divulgar a nossa cultura e conhecer as tradições de outros povos e essa troca fica ainda mais rica nesta época do ano em que a cidade recebe turistas de diversos lugares”, afirma Gisele.

Já os dois primeiros dias de Fevereiro a religiosidade estará presente em Itapema. A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes vai reunir moradores e turistas no Canto da Praia para celebrar a data que celebra a santa protetora do mar e de quem trabalha nele.

A festa, que acontece entre as ruas 109A e 109D, é uma realização da Paróquia Santo Antônio, com apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da FMCI, e vai contar com diversas apresentações culturais no dia 1° a partir das 20h.

Já no dia 02 de Fevereiro as comemorações iniciam de manhã com a Santa Missa, às 9h, seguida de procissão marítima. Após a missa, o almoço típico contará com caldo de peixe, sardinha frita e risoto de camarão. No período da tarde, as apresentações culturais começam a partir das 14h, seguido pela procissão com cortejo feito pela Banda Municipal que levará a imagem da santa de volta à Igreja Matriz Santo Antônio, às 18h.

“Preservar a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma forma de valorizar uma das tradições mais antigas do nosso povo. A comemoração, muito além de uma celebração católica, é um traço importante da cultura dos pescadores artesanais”, explica a Superintendente da FMCI, Gisele Mafra Mendes.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News