Declaração ocorreu durante Podcast da Folha do Estado na última sexta-feira
O empresário do ramo da Construção Civil, João Formento, que antes de mudar para o litoral já havia participado da política em seu município de origem, a cidade serrana de Curitibanos, onde foi vereador, chegando inclusive à presidência da Câmara Municipal, hoje reside em Itapema, onde está filiado ao Partido Liberal (PL) e onde pretende dar mais um passo na política da Pérola do Atlântico. Durante a entrevista ele se mostrou bastante disposto e decidido ao declarar a intenção de colocar seu nome à disposição do partido como pré-candidato a Prefeito da cidade. E pelo andar da carruagem, segundo deu pra notar, João Formento – que inclusive já foi por longo tempo presidente do Sinduscon da Costa Esmeralda – está mais que decidido a entrar de cabeça na disputa das eleições municipais de outubro.
Logo no início, João Formento colocou-se à disposição dos entrevistadores para responder os questionamentos e também, segundo disse, para falar um pouco de sua história. Segredou, inclusive, que os amigos e os mais íntimos o chamam por seu nome de guerra “Formento”. Na sequência falou sobre do lado profissional, de seu início na construção civil, de como tomou a decisão de vir empreender em Itapema etc.
João Formento nasceu aqui bem próximo a Itapema, na cidade de Tijucas, e quando ainda tinha uns três anos de idade seu pai mudou-se para Lages, onde ele cresceu, estudou em escola pública, e conviveu por longos anos na região serrana. Formento contou que vem de uma família humilde, mas que sua mãe tinha uma “veia” empreendedora (ela fazia, cucas, pé-de-moleque, cocadas), que ele ajudava a vender, e isso ajudou muito na formatação familiar dele e dos demais irmãos (eram sete irmãos).
Quando ao completar 18 anos, surgiu a oportunidade de um concurso na Telesc, que ele fez, passou e começou a trabalhar na Companhia Telefônica de Santa Catarina. Dali pra frente foi vencendo etapas, subiu de postos e depois de cinco anos já era gerente regional da Telesc na cidade de Curitibanos, de onde gerenciava uma média de 14 municípios subordinados ao seu posto. Apenas para lembrar, naquela época, isso era por volta de 1975, a telefonia na região era escassa, e as empresas, principalmente, mas também as famílias, as instituições, precisavam que a comunicação chegasse mais rápido.
Outro detalhe importante na vida de João Formento foi que ele só veio entrar numa faculdade para fazer um curso superior, depois de casado, até porque seu pai não tinha condições de dar estudo para sete filhos.
Na cidade de Curitibanos, conta João, ele foi um cara muito participativo em vários setores que demandavam a presença de pessoas dispostas a darem parte de seu tempo para as causas mais nobres. Na Telesc, por exemplo, chegou a presidir a Associação dos Funcionários da empresa.
No ano de 1986, ainda na faculdade, seus colegas o incentivavam a entrar para a política, a candidatar-se a vereador… João então, pediu aos amigos que lhe apresentaram a ideia, que estudassem a maneira de implementar essa candidatura, o que precisava ser feito, etc. e tal. E foi assim que em 1988 João Formento foi eleito vereador, sendo o segundo mais votado à época, numa região que era bastante bairrista.
O empresário relata que foi um mandato muito participativo, prestando contas de tudo que o vereador fazia. “Depois fui para a reeleição, tive mais votos que na primeira, e só perdi para um médico que também era muito popular”, salienta.
Foi durante o segundo mandato que João presidiu a Comissão de Sistematização da Câmara, comissão pela qual ajudou a redigir a Lei Orgânica do Município de Curitibanos. “Por todos esses detalhes, todos esses entendimentos e participações efetivas é que posso dizer que tenho bastante experiência na administração pública”, afirma.
Com relação à sua vinda para Itapema, João Formento relata que o fato se deu durante o governo Fernando Henrique Cardoso, com a privatização do setor de telefonia brasileiro, que acabou levando junto a Telesc.
Foi uma ótima entrevista essa como João Formento, um cara experiente, um trabalhador que veio aos poucos galgando postos, inclusive na política, que hoje está residindo em Itapema e que tem um grande desejo de administrar esta cidade. Por isso sua afirmação de que é pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal. Mas João disse muito mais, por isso vale a pena ouvir toda a entrevista que ele concedeu ao Portal Folha do Estado. Tire um tempo, liguem seu computador, seu tablet ou seu smartphone mesmo. Afinal, estamos em ano de eleições, e todos precisamos conhecer os nossos prováveis candidatos. Clic neste link: