Ícone do site Folha do Estado SC

ITAPEMA: JORNALISTA DENUNCIA SUPOSTO “ESQUEMA” DE FAVORECIMENTO NA LICITAÇÃO PARA CONTRATAR EMPRESA QUE IRÁ ADMINISTRAR A UPA  

Foto: Artigo V , Lahyre Escobar

Elias Tenório

Da Redação

No dia 18 de julho, em sua coluna online denominada Artigo V, o jornalista itapemense, Lahyre Escobar, entre tantas informações, trouxe uma que deixou alguns itapemenses preocupados se realmente aquilo estaria acontecendo.

Em certa altura de seus comentários, Escobar, como é mais conhecido, trouxe à tona informação que remete à uma suposta existência de um favorecimento por parte de membros da Secretaria de Saúde, em favor da empresa de um médico que, segundo Escobar, seria muito “chegado” de alguém da Secretaria de Saúde e ligada ao Secretário, Sr. Alexandre Furtado.

Abaixo publicamos ipsis litteris a publicação que fez a denúncia:

# Voltando para a aldeia Peixeira Gaulesa. A coisa de 15 dias está em andamento lá no Paço Municipal, o resultado da licitação da empresa que irá comandar a UPA, ao lado do hospital, existe uma panelinha daquela assessora pica dura do Sec. da Saúde, e mais um grupinho, para que a ganhe a empresa de um médico chegadinho a panela delas, que deve ser tão incompetente quanto. –grifamos.

# Pois, segundo soube sua empresa, não tem competência para atender uma UPA, por se tratar de atendimento de urgência, mas foi a empresa que apresentou o menor valor. E, segundo uma mosquinha que circula pelas “panelinhas da Saúde”; Esse valor, será corrigido uns meses depois que essa empresa assuma a administração da  UPA. Então tá. – grifamos

# Afirmo que a enfermeira aquela que esta cheia de poder, e está atrapalhando os planos do Secretário, de tornar-se  Prefeito, pois ela anda como uma rainha. Eu acho ela incompetente, pois não recordo o ano, voltando de Brasília, tinha a informação do Ministério da Saúde, que em nossa região, muitos recém nascidos, vinham já com sífilis e um numero muito alto de infectados. Dados oficiais do Ministério. E, liguei para ela, ainda do meu deslocamento do Aeroporto para Itapema, pedindo informações sobre esse assunto e, ela simplesmente ignorou e também, escondeu essa informação da população. A partir desse fato, a tenho como uma incompetente!  E o pior, ela esta na comissão que decide pelos dados técnicos da empresa que irá explorar a UPA. Vergonha! – grifamos.

Notem que o jornalista menciona a suposta existência de uma “panelinha” que, juntamente com outro grupo, para que a empresa do médico “amigo” ganhasse a licitação. E, grave, segundo Escobar, a empresa do médico que seria supostamente favorecido, não teria competência para administrar uma UPA, por ser atendimento de urgência.

Mas, o mais grave em todo o teor da denúncia, em nosso entendimento, seria um suposto “acerto prévio” para favorecer a empresa do “médico amigo”, o que, dependendo da veracidade da informação, poderia até mesmo remeter à uma suposta “formação de quadrilha”, posto que, em certo trecho, o jornalista menciona que a tal empresa teria sido a que apresentou o menor valor na licitação, e, ainda segundo Escobar (se segurem nas cadeiras os Promotores da Moralidade Pública), Esse valor, será corrigido uns meses depois que essa empresa assuma a administração da  UPA”.

Ou seja, pela fala do jornalista, tudo aponta para um suposto favorecimento à empresa do médico “amigo”, que ofereceria o menor preço para ganhar o certame, mas já teria “acertado” uma correção dos valores uns meses depois que a tal empresa assumisse a administração da UPA!

Notem ainda que ele menciona que, “e o pior, ela está na comissão que decide pelos dados técnicos da empresa que irá explorar a UPA”, ou seja, segundo ele, a pessoa da Secretaria de Saúde que supostamente estaria formando “panelinha” para favorecer a empresa do médico “amigo”, faria parte da comissão que decidiria sobre a qualificação técnica da empresa.

De suposto conluio à formação de quadrilha é um pulo, dependendo da veracidade dos fatos. Após a denúncia, o vereador Leo Cordeiro solicitou, e a Câmara aprovou, a convocação do Secretário de Saúde, Alexandre Furtado, para prestar esclarecimentos.

De qualquer forma, Escobar é uma figura conhecida em Itapema não só por ser polêmico, mas, principalmente, por transitar em “bastidores políticos” e possuir inúmeras fontes junto à políticos, empresários e demais setores da sociedade.

Como sempre é melhor prevenir do que remediar, não seria o caso do Ministério Público da Moralidade abrir um procedimento para analisar com uma “lupa” essa citada licitação?

NR: Siga-nos nas redes sociais, para acompanhar os desdobramentos do caso e analisar os contrapontos que será tema de destaque no Podcast desta quinta-feira, comandado pelo jornalista Elias Costa Tenório, José Santana e o convidado Clóvis Areco, vão desdobrar sobre a polêmica levantada pelo jornalista Escobar ao apontar suspeitas de licitação supostamente direcionada na Secretaria de Saúde, comanda pelo dentista Alexandre Furtado, genro da prefeita Nilza Simas (PSD).

Sair da versão mobile