ITAPEMA: MUNICÍPIO SEDIARÁ O MAIOR EVENTO DE SALVAMENTO AQUÁTICO DO PAÍS

- Advertisement -

EVENTO OCORRE ENTRE OS DIAS 9 E 11 DE NOVEMBRO

Entre os dias 9 e 11 de novembro o município de Itapema será palco do XXII Sobrasa Rescue, maior evento de salvamento aquático do Brasil. O campeonato, que retorna a Santa Catarina em 2023, será organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) com o apoio da Prefeitura de Itapema por meio da Secretaria de Cultura e do Esporte.
Em Itapema estima-se um público de 800 competidores de todo o Brasil e convidados internacionais. O evento será, também, a seletiva para o Campeonato Mundial da modalidade em 2024 que ocorre na Gold Coast, na Austrália.

O major Fábio Fregapani, presidente da Coordenadoria de Atividades Aquáticas do CBMSC fala sobre o evento: Ele diz que o campeonato brasileiro de salvamento aquático é um certame que visa congregar os praticantes desse esporte no Brasil. “Esse esporte teve origem nos salva-vidas australianos, que com a finalidade de reduzir as mortes por afogamento, fundaram o primeiro clube de salvamento em 1907 na praia de Bombay, na Austrália. Desde então, o esporte se espalhou pelo mundo e hoje é praticado em mais de 70 países. A maior parte dos praticantes do Brasil hoje, são guarda-vidas de todos os estados que praticam a modalidade de salvamento em praias marítimas, e inclusive nas praias de rios pelo interior do país, utilizando pranchões, tubos de resgate e nadadeiras para provas de salvamento simuladas, bem como corrida de sprint na areia estimulando a pratica desportiva. Além disso, há as provas de natação aplicadas nas piscinas, simulando salvamentos com manequins, rebocando-os como se fossem pessoas afogadas”, ressalta. E prossegue: “Este não é um esporte exclusivo para salva-vidas, mas sim para toda a população, inclusive crianças e adolescentes que praticam ao redor do mundo. O CBMSC é o organizador do Campeonato Brasileiro deste ano e as provas de praia ocorrerão no município de Itapema no dia 10 de novembro. As provas de piscina serão no dia 11 de novembro na piscina da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News