- Advertisement -
InícioColunistasEditorialITAPEMA: VEREADOR “RUIM DE MIRA” ATACA NOVAMENTE

ITAPEMA: VEREADOR “RUIM DE MIRA” ATACA NOVAMENTE

- Advertisement -

Elias Costa Tenório / Da Redação

EDITORIAL – Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itapema, o vereador Adriano Pivotto, ao utilizar a Tribuna da Câmara, reclamou do fato de que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) recentemente inaugurada, não estaria atendendo 24 horas.

“Acho que o município deveria apagar o 24 horas, porque a UPA está atendendo somente das 08 horas da manhã até a meia noite”, cravou o vereador em sua fala.

E finalizou dizendo que “então fica aqui meu pedido novamente que o Executivo resolva esse problema: Ou coloque para funcionar, ou coloque como um Posto de Saúde”.

A fala do vereador, feita na Tribuna da Câmara, tem fé pública e logo nos chamou atenção, inclusive compartilhamos nas redes sociais a fala do mesmo, acreditando que a cobrança teria um fundamento importante para ser observado e que poderia ser algo relevante para melhorar a saúde dos itapemenses.

Ledo engano: Logo fomos “bombardeados” em nossas postagens com informações dando conta de que, na verdade, a UPA ainda não poderia funcionar 24 horas, pois ainda faltam alguns trâmites legais que obrigatoriamente devem ser cumpridos para poder abrir a UPA por 24 horas.

Segundo informado por uma assessora da Prefeitura, “estamos em processo de licitação da OS (É uma entidade sem fins lucrativos que, após qualificada em processo público, habilita-se a fazer um contrato de gestão com o Estado para gerenciar uma unidade de saúde), está tudo conforme a burocracia a que estamos dependentes. Mas, para não deixar o equipamento parado, abrimos com os funcionários da Saúde, mas eles não tem como virar 24 horas, não temos isso em contrato e teria que fazer lei, etc.”, afirmou a assessora.

Ela finalizou dizendo que, “Seria muito bom se nós conseguíssemos sem impacto na folha de pagamento. E pode ver que nossa temporada com virose e Covid e tudo que é normal da época, não foi conturbada graças à UPA, um dos melhores equipamentos de saúde que já tivemos. Não podemos tirar, é só ter um pouco de paciência”, afirmou a assessora.

Neste sentido, fica muito claro que, novamente o vereador veio à público trazer uma informação inverídica, sabe-se lá por quais motivos, se não olhou todas as informações sobre o tema ou qualquer outro motivo.

Mas, obviamente quando alguém utiliza a Tribuna do Legislativo, deve certamente primar pela boa informação, que seja clara, correta e precisa sobre os diferentes assuntos elencados, sob pena que cair em descrédito e até mesmo, eventualmente, em acusações de “fake news”, o que poderia ser mais grave.

Digo isso porque, ao tratar de um assunto tão importante como a saúde, e, se o município for adotar a sugestão do vereador “ruim de mira”, de “senão colocar para funcionar 24 horas, que coloque como Posto de Saúde”, certamente o prejuízo seria enorme para a saúde dos munícipes, tendo em vista que os postos de saúde atendem em média até as 17:00hs, e a UPA atende até as 00:00hs (meia noite).

Além do mais, os próprios números da unidade falam por si. Se o vereador Adriano Pivotto não foi atrás de saber, fique sabendo que somente em 2023, na UPA, já foram cerca de 5.091 atendimentos médicos, 4.765 atendimentos de enfermaria e foram realizados cerca de 12.008 procedimentos diversos.

Agora imaginem a população de Itapema sem esse reforço no atendimento só porque o vereador Pivotto não se cercou de todas as informações pertinentes e quer que a UPA vire um “Posto de Saúde”!

“Caixa preta” do saneamento

Aliás, até agora estamos aguardando o vereador Adriano Pivotto “abrir a caixa preta do saneamento” como ele mesmo afirmou que iria fazer. Aguardamos ansiosos que o edil cumpra com sua palavra e mostre a todos os itapemenses se tem a tal dita cuja “caixa preta” e que abra ela para todos nós observarmos do que se trata seu conteúdo.

E, para não cair em descrédito, ou mesmo em futuras acusações de utilizar a tribuna para “fake news”, é importante que o vereador seja cumpridor de suas falas, ou que nem se pronuncie.

Até porque, comenta-se à boca pequena, que se ele incorrer em mais uma “informação desinformada”, é um sério candidato a receber um sonoro brinde das redes sociais, através de um #calabocapivotto.

E c’est fini.

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.facebook.com/jornalfolhadoestadosc
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Social
[td_block_social_counter facebook="jornalfolhadoestadosc" twitter="josesantana77" youtube="FOLHADOESTADOSC" style="style3 td-social-colored" f_counters_font_family="450" f_network_font_family="450" f_network_font_weight="700" f_btn_font_family="450" f_btn_font_weight="700" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjMwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9fQ==" instagram="folhadoestadosc" manual_count_facebook="15000" manual_count_twitter="5000" manual_count_youtube="500" manual_count_instagram="10000"]
Ultimas Nóticias
- Advertisement -
Recem postados
- Advertisement -