Confira as vantagens de consumir a fruta, conhecida pela acidez e pela versatilidade na cozinha
O limão é conhecido pela acidez, pelo frescor e pela utilização em pratos e bebidas, fazendo parte do dia a dia de muitos brasileiros, principalmente daqueles que buscam opções de baixa caloria, com cerca de 31kcal a cada 100g da fruta. Com versatilidade na utilização e benefícios para a saúde, o limão proporciona proteção contra infecções, prevenção de doenças e uma alta quantidade de vitamina C, sendo uma excelente aliada em uma melhor qualidade de vida.
— Uma unidade recém colhida de um limão possui cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriados, além de conter outros componentes antioxidantes, como polifenóis, limonóides e ácido cafêico — explica o nutricionista Geraldo Alencar, professor do Instituto de Educação Médica (Idomed).
— A fruta ainda contém quantidades consideráveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Na culinária pode ser muito utilizado para temperar peixes, mariscos e frango. Além disso, a casca e as folhas contêm óleos essenciais que proporcionam o cheiro característico e podem ser usadas para fazer chá.
Tabela nutricional do limão (100g)
- Calorias: 31 kcal
- Carboidratos: 1,9g
- Proteínas:0,5g
- Gorduras:0,3g
- Fibras: 2,1g
- Cálcio: 26mg
- Ferro: 0,5mg
- Vitamina A:2,00mcg
- Vitamina B1: 0,04mg
- Vitamina B2: 0,02mg
- Vitamina B3: 0,2mg
- Vitamina B6: 0,07mg
- Vitamina C: 55mg
- Potássio: 140mg
- Fósforo: 16mg
- Magnésio: 9mg
Tipos de limão
- Limão cravo: tem aparência com manchas irregulares e coloração amarelada. É considerado o mais suculento e com sabor marcante. É um dos mais indicados para marinar carnes, preparar sucos e como tempero.
- Limão taiti: com casca fina, lisa e com poucas sementes, tem grande quantidade de suco na polpa. É ideal para sobremesas, limonadas e drinques.
- Limão siciliano:é considerado o mais antigo de todos os tipos de limão. Tem casca grossa amarela, formato alongado e sabor ácido. É aconselhado para molhos e risotos. Também é utilizado na indústria de cosméticos e perfumaria.
- Limão galego: utilizado para drinques, molhos, temperos e sorvetes. Tem pouca acidez e pode apresentar casca amarelada.
— Os estudos não revelam grandes diferenças nutricionais entre os diversos tipos de limão. Há poucas diferenças, que são mais ligadas ao nível de acidez e ao sabor — pondera o especialista.
BENEFÍCIOS DO LIMÃO
- Fortalecimento do sistema imunológico:a alta concentração de vitamina C, que age como antioxidante natural, tem impacto direto na redução de doenças, processos alérgicos e resfriados.
- Ajuda na digestão: o ácido cítrico estimula a produção de fluidos digestivos, que vêm de órgãos como estômago, fígado e pâncreas, tendo grande impacto quando consumido em jejum.
- Auxilia no emagrecimento:ajudando no processo de limpeza do corpo, proporciona maior saciedade, reduzindo inchaços e combatendo os radicais livres. Já um de seus componentes, o potássio, mantém o equilíbrio de líquidos.
- Equilibra o PH sanguíneo:o consumo de limão pode contribuir significativamente para manter os níveis nos padrões ideais, que devem ser entre 7,3 e 7,4, considerado levemente alcalino.
- Melhora a aparência da pele: com a vitamina C, é possível alcançar a regeneração dos tecidos e a formação de colágeno, garantindo maior firmeza à pele. Também previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.
FORMAS DE CONSUMO DO LIMÃO
O limão pode ser usado em diversas opções de receitas e bebidas, oferecendo vantagens que proporcionam equilíbrio na saúde. É possível utilizar o suco, a polpa e a casca ralada, onde são encontrados os óleos essenciais.
RECEITA DE SUCO DETOX DE LIMÃO
Ingredientes:
- 400ml de água gelada
- 1 folha de couve fatiada
- suco de 1 limão
- adoçante a gosto
MODO DE PREPARO:
- Lave bem o limão e a couve;
- Em seguida, coloque-os no liquidificador;
- Bata por aproximadamente 5 minutos;
- Sirva gelado, usando pedras de gelo, se possível.
Geraldo Alencar: é nutricionista e professor do Instituto de Educação Médica (Idomed)-Iguatu no Ceará. É especialista em Nutrição Materno Infantil, mestre em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal e doutor em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Por Vítor Mattos, para o EU Atleta — Petrópolis, RJ