Livro e vídeo contam histórias das ruas da “alemã” Joinville

“Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias da cidade” 

será lançado dia 22 de janeiro

Livro revisita série de reportagens publicada entre 1998 e 1999 que resgata a memória da cidade a partir dos caminhos abertos pelos imigrantes na fundação da Colônia Dona Francisca

A jornalista e escritora Maria Cristina Dias revisitou a série de reportagens publicada no jornal “A Notícia”, entre fevereiro de 1998 e janeiro de 1999 e lança, no próximo dia 22 de janeiro, o livro “Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias da cidade” (Editora Areias, 272 pág.). O livro conta a história das origens das ruas, no século 19, com a identificação do nome original em alemão e das personalidades que dão o nome atual a elas.

default

Em alguns casos, por uma questão de continuidade da narrativa ou identidade da rua, a história avança um pouco para o início do século 20. O recorte se deve ao volume da obra e a publicação de uma segunda parte, com os relatos do século 20, que será feito em outro momento. O livro preserva os textos das edições dominicais do jornal, contudo a revisão trouxe ajustes de datas e expressões, e ampliou o universo de dados ao agregar um box no final de cada capítulo com esclarecimentos e adendos às informações.

O vídeo já está disponível e pode ser conferido aqui: https://youtu.be/_X8VpqELK0g

O resultado é uma coletânea que contextualiza os principais fatos de Joinville e identifica as pessoas que se destacaram na comunidade local em 48 principais “endereços” da então Colônia Dona Francisca. O resgate da memória parte da denominação original em alemão das picadas abertas pelos imigrantes que atendiam propósitos específicos, como o acesso à olaria – é o caso da Ziegeleistrasse, hoje rua do Príncipe -, Obere Hafenstrasse, agora Princesa Isabel, reduto da comunidade evangélica luteranaou a Deutsche Pikade, a charmosa Visconde de Taunay.

Segundo Maria Cristina, a principal proposta do livro foi sistematizar e dar amplo acesso a uma faceta importante da história de Joinville, além de revelar fatos inéditos. “Mais que a história formal registrada nos livros, a intenção foi resgatar a vivência e memórias das pessoas que nasceram, cresceram e viveram na cidade, trabalhando e ajudando a construir Joinville”, justifica. Ela recorda, por exemplo, que à época da publicação das reportagens pelo jornal, o interesse da população pela história e motivou iniciativas relevantes, como a ampliação da pesquisa pelos próprios moradores das ruas abordadas e a instalação de placas nas ruas do Centro com a denominação original, em alemão, que havia ficado esquecida por décadas.

O projeto Ruas de Joinville – Um passeio pelas histórias da cidade” foi aprovado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville. Como contrapartida, exemplares serão distribuídos a cinco escolas durante encontro didáticos com a autora; além da disponibilização de unidades para bibliotecas, Arquivo Histórico e à Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville. O livro está disponível para venda nas versões físicas (O Sebo, Casa da Revista e direto com a autora página no Facebook (https://www.facebook.com/jornalistamariacristinadias) e e-book (plataforma Amazon) no valor de R$ 20,00.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos