A Editora Bonijuris promove neste sábado (09/04), a partir das 21h30, no restaurante João de Barro, Estrada Haroldo Soares Glavan, 1166 – Cacupé em Florianópolis-SC, o lançamento do livro Memórias de Alexandre Queiroz: da estirpe baiana à família catarinense, organizado por Dulce de Queiroz Piacentini e Olga Maria Krieger.
Baiano de nascença, catarinense de coração, Alexandre Queiroz fez história em Santa Catarina. Eleito três vezes vereador em Joaçaba, foi defensor dos esportes participando da organização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em Brusque, ocupando, anos depois, a presidência do JASC. Em 1994, recebeu a Comenda de Mérito Desportivo pelo Conselho Estadual de Desportos.
O livro começou a ser cogitado ainda antes do falecimento do personagem principal, quando entregou à filha Maria Tereza os manuscritos de suas reminiscências. “Faltou tempo, faltou oportunidade, faltou um empenho maior em se lançar a tal empreendimento. Quis o fado das coisas insondáveis, no entanto, que uma ideia inicial simplória se transformasse num projeto de maior envergadura, que resultou neste livro-álbum que contém não somente as memórias do autor, mas um retrospecto de suas raízes baianas, com amplo destaque a alguns de seus ascendentes, e também uma perspectiva do legado que deixou em terras catarinenses, além, é claro, de sua trajetória como advogado, desportista e político.”, comentou o Editor-Chefe Luiz Fernando de Queiroz.
Segundo a neta e uma das organizadoras do livro, Dulce de Queiroz Piacentini, é marcante trabalhar num projeto da magnitude deste livro que exige “cuidado – manuseiam- se documentos antigos preciosos; bom senso – na decisão do que constará ou não na obra; e sobretudo respeito – entra-se a fundo na vida privada dos biografados. Aprendi muito, tanto na parte mais técnica quanto no viés emocional: como neta de Alexandre Muniz de Queiroz, afirmo que conhecer com profundidade a sua própria ascendência é conhecer melhor a si mesmo”.
Memórias de Alexandre Queiroz só se tornou realidade porque contou com o entusiasmo de sua equipe de coordenadores, editores e revisores, cujo esforço editorial recebeu a colaboração de inúmeros parentes e amigos do homenageado.