LULA ANUNCIA QUE INDICARÁ ZANIN PARA MINISTRO DO STF EM LUGAR DE RICARDO LEWANDOSWKI

- Advertisement -

CRISTIANO ZANIN DEVE SUBSTITUIR LEWANDOSWKI NO STF

Lula diz a Alexandre de Moraes que indicará ministro do STF nesta semana e Zanin segue como franco favorito. Advogado defendeu Lula na Operação Lava Jato e se aproximou ainda mais do presidente quando ele estava preso.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que vai indicar em breve o advogado Cristiano Zanin Martins para uma vaga na Suprema Corte. A informação foi confirmada por fontes no STF e no Planalto.
A vaga se encontra aberta desde a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandoswki, e é alvo de intensas disputas nos bastidores. Lula optou por Zanin porque tem forte relação de confiança com o advogado, que o defendeu durante a Operação Lava Jato.
Zanin é responsável pelo pedido de habeas corpus no STF que resultou nas anulações das condenações de Lula. Desde que chegou ao Planalto, o presidente vem se cercando de pessoas que o apoiaram durante os 580 dias que permaneceu preso em Curitiba.
O nome de Zanin ainda precisa ser sabatinado no Senado, mas não deve enfrentar resistências, a despeito dos conflitos de interesse que podem surgir em casos envolvendo a Lava Jato ou o próprio presidente da República.
Zanin não era o nome preferido dos ministros do STF, nem de advogados do Prerrogativas, grupo que combateu a Lava Jato. A escolha do advogado para o Supremo movimentou outras peças no tabuleiro do Judiciário.
Conforme apurou a CNN, Lula almoçou ontem com o ministro Alexandre de Moraes e o ministro da Justiça, Flávio Dino, no Planalto. O tema da conversa foi a indicação dos dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No fim da tarde, o próprio Moraes anunciou a escolha de Floriano de Azevedo Marques e André Ramos – ambos nomes apoiados por ele. Segundo fontes, Lula consolidou a força do ministro no TSE para compensar não aceitar sua indicação para o STF.
O preferido de Moraes é Luiz Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça e ministro do STJ. Já Lewandoswki e parte do Prerrogativas apoiam Manoel Carlos de Almeida, ex-secretário-geral do STF e do TSE. Também havia pressões para que Lula escolhesse uma mulher negra para o cargo.
Em outubro deste ano, a ministra Rosa Weber vai se aposentar, e o presidente fará uma nova indicação para o STF.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News