Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, o Banco de Leite Humano de Blumenau (BLH) continua sendo referência para o Médio Vale do Itajaí, fornecendo leite materno e prestando atendimento à amamentação. Em 2021, a unidade beneficiou 1.510 bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal com leite doado. Durante o ano inteiro a unidade coletou mais de 2,2 mil litros de leite materno.
O leite doado é pasteurizado, analisado, submetido a um rigoroso controle de qualidade, antes de ser disponibilizado para os hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina. Bebês recém-nascidos prematuros internados em UTI Neonatal de outras cidades também são beneficiados. O leite materno possui anticorpos e outros organismos que fortalecem o sistema imunológico do bebê.
A coordenadora do Banco de Leite Humano, Viviani Penha Marquês, destaca a importância do trabalho da equipe para manter o estoque em dia. “Para garantir que o estoque esteja sempre abastecido, nossa equipe segue fazendo captação de doadoras devido a instabilidade no número de doadoras que por várias razões deixam de doar”, afirma. A coordenadora salienta que 1.179 doadoras contribuíram no ano passado. Porém, reforça que a duração das doações pode ocorrer por dias, semanas ou até meses e que por este motivo estão sempre precisando de mais doadoras.
Semanalmente, a equipe do Banco de Leite visita as doadoras, leva o material necessário como frascos esterilizados, touca e máscara e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e armazenamento do liquido.
As candidatas a doadoras precisam atender alguns critérios de avaliação:
– Mãe e bebê estarem saudáveis e sem problemas com a amamentação;
– Apresentar excesso de leite e estar disposta a extrair e doar o leite excedente;
– Não ser fumante;
– Não usar álcool ou drogas ilícitas;
– Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação;
– Apresentar exames pré e pós-natal compatíveis com a doação de leite humano.
Certificado Padrão Ouro
O Banco de Leite Humano de Blumenau possui certificado como padrão ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (REDEBLH), órgão ligado à Fundação Oswaldo Cruz. O certificado é entregue anualmente, como reconhecimento ao rigoroso controle de qualidade pelo qual passa o leite antes de ser encaminhado aos bebês que necessitam. As normas seguidas são as da Rede BLH, juntamente com as orientações da Anvisa.
Banco de Leite Humano de Blumenau
O Banco de Leite presta atendimento para quem tiver dúvidas ou dificuldade para amamentar. O atendimento é por agendamento e pode ser feito pelo telefone (47) 3381-7570. A unidade está localizada no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, sala nº 12 – na Rua 2 de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte, defronte à Policlínica.
Assessor de Comunicação: João Vitor Korc
postada em 03/02/2022 13:39 – 14 visualizações
Fotos