PORTO BELO REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE PESCADORES NA PRAIA DO BAIXIO

Na última terça-feira (23), cerca de 50 pescadores locais reuniram-se para o Segundo Encontro de Pescadores no Município de Porto Belo. Organizado pelo Governo Municipal em parceria com a Secretaria da Pesca e com apoio da Fundação de Esportes,

Mais um gigante: navio APL Yangshan atraca no Porto de Navegantes

- Advertisement -

Com origem da Ásia, o APL Yangshan, do armador CMA CGM, é o maior navio a atracar no Porto de Navegantes, a Portonave, nesta segunda-feira (14). A embarcação possui 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (boca) e capacidade de transportar 10.800 TEU.

Para se ter noção da grandeza, o comprimento da embarcação equivale a 73 Ferraris, 3 estádios do Maracanã ou 9 estátuas do Cristo Redentor. Também, possui o mesmo tamanho e capacidade do APL Paris, navio que atracou em 2020 no Terminal.

O APL Yangshan fará parte do serviço SEAS2, que ligam os portos asiáticos à costa leste da América do Sul. O tráfego com a Ásia é um dos que mais cresce nas rotas marítimas que ligam o Brasil, rota considerada de extrema importância para fomentar o mercado catarinense.

Na linha, são transportadas na exportação: carne de frango, madeira, carne suína e tabaco, e na importação: máquinas, aparelhos e materiais elétricos, plástico e suas obras, têxtil e borracha e suas obras.

O navio realiza escalas nas cidades de Qingdao, Shanghai, Ningbo, Shekou, Singapura, Hong Kong, Santos, Itaguaí, Paranaguá, Itapoá e Navegantes. Após desatracar, seguirá sua viagem pelo Brasil e realizará mais uma escala no Porto em fevereiro de 2023.

Bacia de Evolução

Para a vinda de navios maiores, é necessário ampliar a capacidade da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Atualmente, podem ser realizadas manobras de navios de até 350 metros de comprimento e 51 metros de largura. O objetivo é que, no futuro, essa capacidade amplie para embarcações de até 400 metros de comprimento por 59 metros de largura.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos