Manifestantes “terroristas” invadiram e depredaram e incendeiam prédios dos 3 poderes em Brasília

- Advertisement -

Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal e nomeia Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública na capital. Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço direito do ministro Flávio Dino.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que todas as pessoas serão encontradas e punidas. “Vamos descobrir quem são os financiadores”. O presidente decretou intervenção federal na segurança pública do DF.

O Fórum Nacional de Governadores ofereceu o envio de policiais para ajudar na recuperação da segurança na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.

A entidade fez uma reunião de emergência na tarde de hoje (8), após extremistas invadirem as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para pedir a anulação das últimas eleições presidenciais.

Imagens chocantes mostra invasores no Congresso Nacional

Associação Nacional dos Procuradores da República condena atos golpistas

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) publicou uma nota em que “condena os atos golpistas, com métodos claramente terroristas, ocorridos neste domingo (8/1) em Brasília.” “Os crimes praticados devem ser prontamente investigados, com a punição dos organizadores e participantes”, diz. “Desde o anúncio do resultado das eleições, vários esforços vêm sendo realizados por membros do Ministério Público Federal para prevenir atos golpistas e cessar o financiamento dessas ações. As forças de segurança não podem se omitir diante de evidente afronta ao Estado Democrático de Direito. É necessário responsabilizar os planejadores e financiadores das mobilizações golpistas e afastar todos aqueles que se omitem no cumprimento de seu dever institucional de impedi-las.”  – G1

Veja manifestante coordenando invasão aos três poderes

Associação Brasileira de Imprensa vê inédita agressão ao Estado Democrático de Direito

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI ) afirma que “a Nação assiste, atônita e estarrecida, às cenas lamentáveis de invasão do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto por terroristas bolsonaristas, em atos golpistas que haviam sido previamente anunciados nas redes sociais. Trata-se de inédita agressão ao Estado Democrático de Direito, que tem de ser punida com os rigores da lei. A Associação Brasileira de Imprensa repudia com veemência tais atos de terrorismo e vandalismo e lamenta que as forças policiais e de segurança não tenham agido para impedir tais violências contra o patrimônio público e a democracia. As autoridades do GDF foram ausentes, para não dizer coniventes.”  G1

POLÍCIAIS AGREDIDOS SÃO DERRUBADOS POR MANIFESTANTES

Associação Nacional dos Procuradores da República condena atos golpistas

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) publicou uma nota em que “condena os atos golpistas, com métodos claramente terroristas, ocorridos neste domingo (8/1) em Brasília.” “Os crimes praticados devem ser prontamente investigados, com a punição dos organizadores e participantes”, diz. “Desde o anúncio do resultado das eleições, vários esforços vêm sendo realizados por membros do Ministério Público Federal para prevenir atos golpistas e cessar o financiamento dessas ações. As forças de segurança não podem se omitir diante de evidente afronta ao Estado Democrático de Direito. É necessário responsabilizar os planejadores e financiadores das mobilizações golpistas e afastar todos aqueles que se omitem no cumprimento de seu dever institucional de impedi-las.”  G1

EUA, UE, ONU e América Latina  condenam atos em Brasília

Entidades internacionais e governos estrangeiros saem em defesa da democracia brasileira, diante da invasão de bolsonaristas ao Congresso, STF e Palácio do Planalto. Numa manobra rapidamente coordenada entre as principais capitais do mundo, EUA, Europa e América Latina blindam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a democracia brasileira, insistindo que não haverá qualquer chancela a uma ameaça de ruptura.

Fórum de governadores oferece forças de segurança para conter atos

Leia a nota da entidade:

“O Fórum Nacional de Governadores externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País, e publica a presente nota de apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito.

As governadoras e os governadores brasileiros, colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis.”

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News