InícioCidadesItapemaMERCADO IMOBILIÁRIO: FOLHA OUVE ESPECIALISTA SOBRE QUEDA DE LAJE EM PORTO BELO

MERCADO IMOBILIÁRIO: FOLHA OUVE ESPECIALISTA SOBRE QUEDA DE LAJE EM PORTO BELO

- Advertisement -
Queda de laje com vítimas em Porto Belo tem que seguir embargada até conclusão de laudo e responsabilizações.
Empresa de Itapema responsável por queda de laje em Porto Belo teria desprezado todas às técnicas de EPIs, sobretudo o preventivo de projetos, em tese, poderia ter sido evitado todos os danos matérias e a vida dos trabalhadores.

Fomos falar com um especialista, sobre as causas de queda de laje em Porto Belo, ele informou que havia lido pela a imprensa sobre o acidente e que sem um laudo dos órgãos competentes (corpo de bombeiro/defesa civil) não dá para apontar com precisão a causa, contudo, as razões para causar um desabamento reúne vários fatores e é previsivel, explica.

O profissional em engenheira civil, de Itapema, formado pela (UNICAMP) pediu para não ser identificado, logo, fez as seguintes classificações para este tipo de acidente em obras, qual pode ser causados por diversos fatores, quais precisam de uma apuração criteriosa dos órgãos laudistas, uma vez que causaram acidentes de trabalho e por esta implicação não devemos apontar a causa sem o competente laudo técnico, isto é prudencial, declarou.

Das causas: Temos vistos no universo da indústria da construção civil inúmeros acidentes, que na sua maioria poderia serem evitados. Uma das causas de queda de lajes, trata-se do subdimensionamento do cimbramento/escoramento que não suporta o peso próprio da laje; pode ser ocasionado por fôrma sem a resistência necessária; descimbramento antes da cura do concreto; ou subdimensionamento da própria laje, este padrão é como uma assinatura, não existe fazer curvas ou outros meios sem a devida aprovação dos órgãos fiscais e reguladores.

Para evitar este tipo de situação, explica e aponta que as estruturas devem sempre ser projetadas e acompanhadas de um profissional técnico responsável e habilitado. Da mesma forma, devem ser tomadas as devidas providências quanto à regularidade legal (licenças, ART, RRT e outros pertinentes).

Igualmente, lembra o Profissional que é imprescindível  ter o projeto  atendido às normas técnicas de projeto e execução. Conquanto, é preciso respeitar o tempo de cura do concreto, controle tecnológico de resistência do material e nunca (jamais!) utilizar aqueles projetos padrões oferecidos por fornecedores de lajes pré-fabricadas. É essencial a consulta ao cálculo estrutural”, sobretudo, atendimento rigoroso das normas de segurança do trabalho para evitar acidentes de trabalho, adverte.

Sobretudo, para identificar este tipo de problema durante a obra, existe um critério técnico de praxe, quais todos os profissionais aplicam antes, durante e após: verificar as “flechas”, que são aqueles abaulamentos (barrigas) que se formam no meio do vão, fissuras e trincas quando já desenformado. Outra medida importante no execução do projeto em execução é avaliar se foram previstas as amarrações entre os elementos (lajes e vigas). “Quando o cálculo estrutural é feito, isso é detalhado”, alerta.

NR: Baseado nesta análise prévia, podemos tirar algumas conclusões, uma vez que os métodos de segurança utilizados pela indústria da construção civil são inovadores e seguem um rigoroso padrão, dito pelo profissionais e referendados pelas entidades fiscais e reguladoras de segurança, por esta razão, que reafirmamos, fazer gestão em obras de alta precisão como os da região da costa litorânea de Santa Catarina, não pode ser feitas por amadores irresponsáveis.
Havendo uma queda de laje em uma obra em curso, como pretende um projeto garantir aos futuros moradores que está obra seguiu todos os critérios protocolar (licenças, EPIs, ART, RRT e outros pertinentes)?
Da redação
Redação
Redaçãohttps://www.facebook.com/jornalfolhadoestadosc
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News