A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm cumpriu agenda em Montevidéu, nesta terça-feira, 9, no Ministério da Economia e Finanças Uruguai. O principal tema da reunião foi o sistema de implantação e manutenção de zonas francas uruguaias, como modelos que podem ser seguidos pelo Governo do Estado.
Além da reunião com representantes do Ministério da Economia uruguaio, a comitiva teve agendas com o Embaixador brasileiro no Uruguai, Marcos Raposo Lopes, e com gestores da Aguada Park, segunda maior zona franca do país vizinho.
Para Marilisa, estas relações são fundamentais para que o estado possa projetar o desenvolvimento econômico de áreas específicas de Santa Catarina.
– É primordial que tenhamos um planejamento para que algumas áreas do nosso estado, que hoje ainda não alcançaram pleno desenvolvimento econômico, tenham condições de atingi-lo. Por isso, é preciso conhecer modelos que deram certo, e que trazem emprego e renda – afirmou.
O Uruguai é mundialmente conhecido por ter desenvolvido a economia através da prestação de serviços nas zonas francas da capital, Montevidéu, e atualmente tem o melhor IDH da América do Sul. A missão de Santa Catarina ao Uruguai, chefiada por Marilisa conta com representantes da Investe SC além do presidente da empresa, Renato Lacerda.
Por Redação/Secom
Texto e Foto: Nathan Neumann