Premiação será entregue nesta terça-feira às 19 horas
Ministro Alexandre de Moraes em sessão plenária do STF. Imagem: Gustavo Moreno.
A revista Justiça & Cidadania, especializada no Judiciário, vai homenagear o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes com o troféu Sancho Pança e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com o prêmio Dom Quixote nesta terça-feira (22). O nome dos prêmios faz referência à obra “Dom Quixote de la Mancha”, publicada pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, em 1605. O personagem principal, Dom Quixote, é um homem de meia-idade que, ao longo da trama, tenta realizar uma fantasia de se tornar um cavaleiro baseado na busca pela Justiça. Sancho Pança é escudeiro dele, que possui uma postura mais racional, mas o acompanha como um gesto de fidelidade. Segundo a Justiça & Cidadania, o prêmio Dom Quixote é entregue para brasileiros que atuam na “defesa da ética, da Justiça e dos direitos à cidadania”. A primeira cerimônia de entrega do prêmio ocorreu em 1999.
O troféu Sancho Pança, por sua vez, começou a ser entregue anos depois aos que já possuem a outra honraria, mas que “demonstraram fidelidade” aos ideais que garantiram a premiação. Moraes, por exemplo, recebeu em 2021 o prêmio que tem o nome do protagonista da obra de Cervantes. A cerimônia de entrega das premiações vai ocorrer às 18h, no Salão Branco do Palácio do STF, em Brasília.
A revista que concede as premiações pertence ao Instituto Justiça & Cidadania (IJC), que é uma das entidades que integram um mercado de palestras que rende cachês de até R$ 50 mil por hora para ministros do Supremo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A reportagem do Estadão identificou 21 eventos realizados pelo IJC com a presença de ministros do STF, do STJ e do TST entre 2022 e setembro deste ano. Para fazer esses eventos, o instituto conta com parceiros públicos e privados que repassam valores vultosos ao magistrados, em forma de cachê. O Estadão procurou o IJC, mas não obteve retorno.
Outras três pessoas vão ser agraciadas com o troféu Sancho Pança: Flávio Galdino, professor de direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Roberto Rosas, doutor em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e Pablo Meneses, vice-presidente da Rede D’or.
ALÉM DE PACHECO, VÃO RECEBER O PRÊMIO DOM QUIXOTE OUTRAS 19 PESSOAS:
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
Cristiano Zanin, ministro do STF.
Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União (AGU).
Davi Alcolumbre (União-AP), senador.
Isabel Gallotti, ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Marco Buzzi, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Gurgel de Faria, ministro do STJ.
Joel Ilan Paciornik, ministro do STJ.
Paulo Sérgio Domingues; ministro do STJ.
Daniela Teixeira, ministra do STJ.
Daiane Nogueira de Lira, membra do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Edilêne Lobo, ministra substituta do TSE.
Vera Lúcia Santana Araújo, ministra substituta do TSE.
Erika Siebler Branco, diretora de Redação da revista Justiça & Cidadania.
Rivana Ricarte, presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep).
Rosa Nery, professora de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Ludhmila Hajjar, professora de medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Roberta Rangel, advogada.
Rodrigo Salomão, advogado.