Morre Paulo Mendes da Rocha, que projetou o Palácio Barriga Verde

- Advertisement -


O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, referência mundial na arquitetura e um dos autores do projeto arquitetônico da sede da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), considerado um dos mais representativos prédios modernistas da Capital, morreu aos 92 anos em São Paulo, na madrugada de domingo (23). O Palácio Barriga Verde, principal sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, completou 50 anos em 2020. Inaugurado em 14 de dezembro de 1970, o prédio pôs fim a um problema enfrentado pelo Legislativo estadual: a falta de uma sede própria.

“O aparecimento do primeiro projeto relevante da arquitetura institucional em concreto em Florianópolis, a Assembleia Legislativa, coincide com o tempo das primeiras experiências de planejamento urbano na cidade, tal como o conhecemos hoje”, explica a arquiteta Melissa Laus Mattos, em sua dissertação de mestrado ‘Arquitetura institucional em concreto aparente e suas repercussões no espaço urbano de Florianópolis entre 1970 e 1985‘, de 2009, centrada na arquitetura institucional de concreto aparente na Capital.

Em 1957, Paulo Mendes da Rocha, juntamente com Pedro Paulo de Melo Saraiva e Alfredo Paesani, venceu o concurso para o projeto arquitetônico da então nova sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Desde 1956, o Poder Legislativo catarinense estava desalojado, em função do incêndio que destruiu a sede antiga, o Palácio do Congresso, situado na Praça Paula Pereira, no Centro de Florianópolis.

A pedra fundamental do Palácio Barriga Verde foi lançada em 1966. O empreendimento foi tocado dentro do plano de obras do governo (Plameg), coordenado pelo secretário Annes Gualberto. O trabalho de engenharia era assinado por Olavo Arantes. O investimento, à época, foi de 4,35 milhões de cruzeiros, custeados com recursos da administração direta.

No dia 14 de dezembro de 1970, o Palácio Barriga Verde foi inaugurado pelo governador Ivo Silveira (1918-2007) e pelo presidente da Assembleia, Pedro Colin (1927-2008) e até hoje abriga a maior parte das atividades do Poder Legislativo estadual.

Legado
Paulo nasceu em 25 de outubro de 1928 em Vitória (ES), mas morava em São Paulo (SP). Ele recebeu prêmios internacionais na arquitetura, como um Leão de Ouro de Veneza, o Prêmio Imperial do Japão e uma Medalha de Ouro da União Internacional dos Arquitetos. Ele tinha câncer de pulmão e estava internado em São Paulo.

Mendes da Rocha foi um dos dois únicos brasileiros a receber o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial e considerado o Nobel da área. Antes dele, que foi premiado em 2006, apenas Oscar Niemeyer, em 1988, havia levado. Paulo Mendes da Rocha também projetou o Museu Nacional dos Coches, em Portugal, país com o qual tinha ampla relação profissional. Em 2020, o arquiteto anunciou a doação de seu acervo, com mais de 6,3 mil desenhos e cerca de 3 mil fotografias, à Casa da Arquitectura, em Portugal.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News