Município de Itajaí é vencedor em duas categorias de Boas Práticas em Gestão Pública

- Advertisement -


O Município de Itajaí foi a única cidade vencedora em duas categorias na terceira edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina. O aplicativo de Controle da Dengue, desenvolvido pelas secretarias municipais de Tecnologia e de Saúde, foi a melhor prática municipal na modalidade da Gestão de Saúde Pública. Já o Escritório PEMI e o Sistema de Gerenciamento de Projetos e Obras (DataPemi), desenvolvido pelo Planejamento Estratégico e pela Secretaria de Tecnologia, venceu a modalidade Gestão de Obras e Serviços Urbanos.

A premiação foi concedida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) por meio do ESAG, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. Com prêmios para as iniciativas municipais, estaduais, federais, o reconhecimento das melhores práticas do estado também é concedido a organizações, empresas e profissionais. Devido à pandemia de coronavírus, as apresentações e julgamento da banca aconteceram na última semana, entre os dias 20 e 22 de julho.

“Estar entre as melhores práticas de gestão pública no estado em duas categorias mostra que Itajaí está no rumo certo. Fazemos da tecnologia a nossa aliada em uma gestão pública eficiente e preocupada com as pessoas”, explica o prefeito Volnei Morastoni. “Além da tecnologia, nossos prêmios também destacam duas prioridades em Itajaí: a saúde e os projetos de obras públicas e mobilidade. São duas frentes de trabalhos voltadas para o desenvolvimento econômico da cidade e a qualidade de vida do cidadão”, frisa Morastoni.

Conheça as ferramentas e órgãos premiados

Desenvolvido pelas secretarias de Tecnologia e de Saúde, o aplicativo de Controle da Dengue é usado pelos agentes de combate a endemias e dispõe de todas as informações do formulário que antes era em papel. Ao preencher o formulário digital, os dados são enviados automaticamente para o sistema do Ministério da Saúde. Anteriormente, esse trabalho era todo manual. A ferramenta digital ainda utiliza a geolocalização para cadastrar as residências visitadas. A Setec também trabalha na criação de uma interface para visualizar as residências e regiões visitadas.

Outro vencedor, o Sistema de DataPemi teve a parceria do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí e da Secretaria Municipal de Tecnologia. A solução tecnológica agiliza o planejamento estratégico ao organizar, armazenar e monitorar os dados, indicadores e no gerenciamento de programas, projetos e obras em execução no Município de Itajaí. A ferramenta conta com quatro eixos: banco de projetos, gerenciamento de projetos, indicadores de gestão e indicadores de desenvolvimento sustentável.

“Com o objetivo de transformar Itajaí na cidade mais digital de Santa Catarina, nós estamos utilizando todas as ferramentas tecnológicas em favor da melhoria do atendimento e dos processos e em favor da transparência”, explica Murilo Sodré, secretário de Tecnologia. “Temos uma rede de wi-fi livre que conta com quase 200 pontos de internet gratuita, além do nosso aplicativo Conecta.í, que reúne uma série de serviços na palma das mãos do cidadão”, aponta o secretário como as principais ações.

Já o Escritório PEMI abriga o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040). O órgão tem como objetivo integrar as ações, projetos e políticas públicas do Município de Itajaí em favor do bem comum e com o foco em 2040. A unidade gestora do PEMI 2040 possui uma Diretoria Executiva e seis eixos centralizados de gerenciamento: Captação de Recursos e Prestação de Contas; Controle de Contratos; Banco de Projetos; Comunicação e Relações Públicas; Gestão; e Desenvolvimento Sustentável.

“Nosso escritório PEMI é um catalisador da atuação do Município de Itajaí. Iniciamos nosso planejamento em 2017 com a consulta popular nas oficinas do futuro e agora trabalhamos por essas e outras metas estabelecidas pela população e pelo governo municipal”, conclui o coordenador do PEMI 2040, Alcides Volpato. 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News