O Município de Itajaí dá início na quarta-feira (03) à 4ª edição da Campanha Itajaí Sem Racismo. A ação, que ocorre em novembro, tem como objetivo promover a reflexão e a reparação das desigualdades da população afrodescendente, além de exaltar a cultura afro-brasileira presente na cidade.
Durante todo o mês, especialmente na semana da Consciência Negra (20 de novembro), serão desenvolvidas diversas atividades, como seminários, lives, atividades culturais para enaltecer o tema no município. Destaque para o Prêmio Simeão, uma homenagem de valorização do negro na sociedade itajaiense. A cerimônia de entrega voltará a ser realizada presencialmente no dia 25, às 19h30, no Museu Histórico de Itajaí, seguindo todas as normas sanitárias vigentes.
Instituído pela Lei nº 6.206/2012, o Prêmio Simeão é conferido a personalidades que contribuíram para a valorização do negro na sociedade itajaiense, tornando-a mais democrática, igual e plural. Simeão foi um escravo de Agostinho Alves Ramos, que construiu a primeira igreja na cidade de Itajaí, a Imaculada Conceição, em 1823. Uma escultura busto de Simeão representa a luta da comunidade afro-brasileira em Itajaí.
Dia da Consciência Negra
Criado em 2011 para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do país no século 17, o Dia da Consciência Negra busca demonstrar a importância da população negra para a cultura e desenvolvimento da nação brasileira, além de estimular reflexões sobre discriminação racial e de combate ao racismo. Nos últimos anos, em grande parte do país, as atividades têm sido desenvolvidas durante todo o mês de novembro.
Confira a programação da Campanha Itajaí Sem Racismo 2021:
03/11 | Abertura do Mês da Valorização da Cultura Afro-brasileira nas Unidades Escolares
Local: Unidades escolares municipais de Itajaí
Realização: Secretaria Municipal de Educação
03 a 30/11 | Kizomba nas Unidades Escolares (escolas, CEDINS, CEIS)
Nas escolas serão realizadas apresentações, exposições, rodas de conversa, contação de história e pesquisas. As escolas, CEIS e CEDINS apresentarão planos de ações com as respectivas atividades e datas para serem desenvolvidas.
Local: Unidades escolares municipais de Itajaí
Realização: Secretaria Municipal de Educação
04/11 | Abertura e lançamento da campanha Itajaí Sem Racismo
Local: Prefeitura de Itajaí – Gabinete do Prefeito
Horário: 15h
Realização: Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi)
04/11 | Uso da Tribuna na Câmara de Vereadores de Itajaí pelo presidente do Conegi, João Antônio de S. Gadelha, para apresentação da campanha Itajaí Sem Racismo
Horário: 17h
Local: Câmara de Vereadores de Itajaí – Av. Ver. Abrahão João Francisco, 3825 – Ressacada
17/11 | Live: “Money Black” – A importância e o impacto dessa rede de apoio
Horário: 20h
Local: Transmissão ao vivo pelo Instagram da Setorial de Culturas Afro @setorialafroitajai
Palestrantes: Ana Lúcia Martins – Mulher negra, antirracista, feminista, professora e servidora pública aposentada, integrante do Coletivo Ashanti e vereadora em Joinville e Cris, empreendedora criadora da marca Negra Chita, uma linha de vestuário e acessórios afro. Com mediação de Graziele Gleise, titular da Setorial de Cultura Afro de Itajaí
Realização: Setorial de Culturas Afro de Itajaí
18/11 | Seminário: O Racismo Estrutural no Brasil e Suas Consequências.
Horário: 14h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Palestrante: Marcos Caneta Rufino – Formado em História pela UDESC, Pós-graduado em Gestão de Pessoas nas Organizações pela FEPESE-UFSC, Pós-graduado em Direitos Humanos com ênfase em questões étnica-sociais pela Faculdade Futura de São Paulo e Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural pelo Instituto Politécnico de Tomar de Portugal, além de ser professor acadêmico, produtor cultural e social e policial civil.
Realização: Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania
Apoio: Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi)
20/11 | Programação Musical especial no Mercado Público pelo dia da Consciência Negra
12h – Mestre Paulinho, Manga do Cavaco & Rafaelo de Góes
15h – Eco de Santo Amaro (Musica Capoeira)
17h – Bando Chico Estrada
20h – Chico Preto
Local: Mercado Público
Realização: Fundação Cultural de Itajaí
22/11| Live de Lançamento e Apresentação do Livro: Braços Negros na Foz do Itajaí (SC): Ensaios históricos 1871 – 1905, do professor Doutor José Bento da Rosa
Horário: 19h30
Local: transmissão pelo Facebook do Núcleo Afro
Realização Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos
25/11 | Cerimônia de Entrega do Prêmio Simeão de Valorização do Negro na Sociedade Itajaiense
Horário: 19h30
Local: Museu Histórico
Realização: Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi)
Apoio: Fundação Genésio Miranda Lins e Fundação Cultural de Itajaí
28/11 | Desafio Basquete 3×3 – Hip Hop e Batalha de Rima com apresentação de capoeira
Horário: 9h
Local: Praça de Cordeiros
Realização: Fundação Municipal de Esporte e Lazer
Apoio: Fundação Cultural de Itajaí
02/12 | Roda de samba e Choro – Dia Nacional do Samba e Encerramento da Campanha Itajaí Sem Racismo
Banda: BEBADOSAMBA com Didi Maçaneiro
Horário: 20h
Local: Mercado Público
Realização: Fundação Cultural de Itajaí
Apoio: Secretaria de Promoção da Cidadania e Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi)
09, 16, 23 e 30/11 e 07/12 | Curso de Crioulo Haitiano para profissionais de saúde da rede municipal
Durante todo mês de novembro a Secretaria Municipal de Saúde realizará atividades de fortalecimento a promoção da igualdade racial e da saúde da população negra nas Unidades Básicas de Saúde do município. Também será oferecido curso formativo abordando os temas: racismo institucional e o impacto do racismo na saúde mental da população negra
Horário: 14h às 17h
Local: Feapi – Rua Camboriú, 509, Fazenda
Realização: Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).