Museu Etno-Arqueológico completa 11 anos e anuncia obra de restauro e acessibilidade

- Advertisement -


Nesta sexta-feira (25), o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, vinculado à Fundação Genésio Miranda Lins, completa 11 anos de existência. A data foi comemorada com a abertura da exposição “Os futuros do nosso Museu” e a assinatura de um termo de compromisso para abertura de processo licitatório para a execução da obra de reforma, adequação da acessibilidade e restauro do museu, localizado no bairro Itaipava.

O documento foi formalizado com a presença da equipe técnica e administrativa do museu e de representantes da comunidade. Assinam o termo o superintendente das Fundações, Normélio Pedro Weber, e o diretor executivo da Fundação Genésio Miranda Lins, Fabrício Marinho. O projeto de reforma e restauro contempla recuperação estrutural, manutenção predial, adequações às normas de acessibilidade, incluindo a implantação de elevador, e complementação do restauro do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí.

Patrimônio local

O Museu Etno-Arqueológico de Itajaí é um patrimônio local reconhecido desde que era uma estação ferroviária. É remanescente da linha férrea do século 20 e importante ponto de preservação da memória da ocupação da área rural da região. A estrutura ainda abriga o laboratório de arqueologia, dedicado à arqueologia pré-histórica do sambaqui e à etnografia rural.

O superintendente das Fundações, Normélio Pedro Weber, comenta sobre a importância de celebrar os 11 anos do museu, de cuidar e manter o espaço. “Cuidando deste local estamos preservando a memória. Além disto, com as atividades aqui realizadas damos às pessoas a oportunidade de criarem novos desejos a partir da memória, de repensarem o presente e o futuro, fazendo diferente”, ressalta.

Já o diretor executivo da Fundação Genésio Miranda Lins, falou sobre a dinâmica de trabalho para aproximar as pessoas do museu. “Iniciamos a elaboração dos planos museológicos de Itajaí e isto é fundamental. Nossa intenção é de que as ações sejam pensadas pelas pessoas e para as pessoas que de alguma forma se relacionam com o museu”, afirmou.

Exposição comemorativa

A exposição “Os futuros do nosso Museu” traz conexões entre passado, presente e futuro, a partir da apresentação de momentos que representavam o futuro do museu, fazendo ligação com a atualidade, por meio de três suportes expositivos: maquete, vídeo e caixa interativa. A mostra integra a programação comemorativa de 161 anos de Itajaí e segue aberta à visitação até o dia 13 de setembro.

O Museu Etno-Arqueológico está localizado na Avenida Itaipava, nº 3901, com visitação aberta ao público de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. Aos sábados, o horário é das 14h às 18h.

______
Informações adicionais:
Museu Etno-Arqueológico: (47) 3346-5715

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos