Museus de Itajaí integram a programação da 15ª Primavera de Museus

- Advertisement -


  
O Museu Histórico de Itajaí e o Museu Etno-arqueológico de Itajaí se unem a outros museus do país para a 15ª edição da Primavera de Museus. O evento, que começa na segunda-feira (20), é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus traz o tema “Museus: Perda e recomeços” como centro das programações. Neste ano, o evento propõe ações para a reflexão sobre o período pós-pandemia e o seu impacto nas comunidades com atrações presenciais e virtuais.
Pensando nisso, o Museu Etno-arqueológico abordará a cultura material e imaterial de algumas tradições e manifestações folclóricas da Itaipava por meio de dois vídeos com relatos de figuras relevantes na economia do bairro. O conteúdo vai tratar as mudanças do modo de produção da olaria e da agricultura familiar. Também haverá uma exposição de curta duração intitulada “Boi-de-mamão em questão”, que reflete sobre o desaparecimento da manifestação folclórica do Boi-de-mamão na região de Itajaí.
Já o Museu Histórico de Itajaí abordará na sua programação os elementos em comum entre a tuberculose, doença que teve seu auge no final do século 19, e a Covid-19, bem como os desafios de tratamento de ambas, cada uma em seu contexto. Além disso, o Museu promove uma exposição temporária, uma mesa debate sobre saúde sanitária em Itajaí e campanhas digitais de incentivo à vacinação
O Museu Histórico de Itajaí e o Museu Etno-arqueológico de Itajaí são vinculados à Fundação Genésio Miranda Lins. Ainda são parceiros do evento o Centro de Direitos Humanos de Itajaí (CDHI), a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí e o Curso de História da Univali.
 
Confira a programação da 15ª Primavera de Museus em Itajaí:
20 e 21 de setembro, 19h. Museu Etno-arqueologico de Itajaí: Lançamento de vídeo-depoimento de representantes locais da produção agrícola familiar e industrial oleira no instagram do Museu (@museuetnoarqueologicoitajai).
21 a 23 de setembro, 13h30 – 19h. Museu Histórico de Itajaí: Exposição sobre as práticas de cuidado da saúde em Itajaí no final do século XIX e início do século XX, dando destaque para os acervos do Hospital Santa Beatriz, que tratava doenças respiratórias.
21 a 23 de setembro, 13h30 – 19h. Museu Histórico de Itajaí: Campanha de prevenção à COVID-19. Arrecadação de produtos de higiene e limpeza para distribuição a famílias vulneráveis através de parceria com o Centro de Direitos Humanos de Itajaí.
24 de setembro a 01 de novembro, 13h30 às 17h30. Museu Etno-arqueológico de Itajaí: Exposição “Boi de Mamão em questão” sobre o desaparecimento da manifestação folclórica do Boi-de-mamão na região de Itajaí.
25 de setembro, 10h30 às 12h. Museu Histórico de Itajaí: Mesa Redonda – Saúde em Itajaí ontem e hoje: Hospital Santa Beatriz, tuberculose e Covid-19. Com a participação de Francisco Braun Neto – Historiador e Coordenador do Curso de História da Univali, e Persy Seemund, técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, que atua no CIS do São Vicente, na linha de frente de atendimento e prevenção à Covid- 19.
 
  
 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News