DEFESA CIVIL ALERTA PARA VOLUMES ALTOS DE CHUVA NO RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas no estado, com volumes que podem ficar entre 120 mm e 150 mm na metade sul do estado para os próximos dois dias. 

NESTA TERÇA-FEIRA TEM MUDANÇA NO TEMPO COM A VOLTA DA CHUVA EM SC

- Advertisement -

Mas não deve ser uma chuva muito forte

Nesta terça-feira (23), o processo de formação e atuação de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina provoca chuvas e temporais isolados em Santa Catarina, segundo informações da meteorologia da secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e da Epagri/Ciram. As regiões preferenciais para as chuvas são o Grande Oeste e áreas de divisa com o estado gaúcho, mas não se descarta a ocorrência de temporais e pancadas isoladas nas demais regiões. O risco vai de baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos pontuais.

O dia amanheceu com temperaturas entre 11°C e 14°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 16°C e 19°C nas demais regiões. No Grande Oeste e Planalto Sul, a maior cobertura de nuvens faz com que as máximas fiquem entre 20°C e 24°. No litoral, norte do estado e Vale do Itajaí, as máximas variam entre 27°C e 30°C.

– A chuva já ocorre nesta manhã de terça no Oeste, associada a alguns raios e no decorrer do dia essa instabilidade chega nas demais áreas do estado com menor chance para o litoral. Nós vamos ter ainda uma frente fria se aproximando de Santa Catarina a partir de hoje e essa condição deve deixar o tempo instável nesta quarta-feira (24). Não está descartado um temporal mais localizado na madrugada e na noite de quarta já começa a melhorar o tempo, diminuindo a condição de chuva. Já a quinta-feira permanece com tempo instável com temperaturas mais amenas – informou a meteorologista da Epagri, Gilsânia Cruz.

Mapa da previsão do tempo para terça-feira

Amanhã, quarta-feira (24), a frente fria segue influenciando as condições do tempo em Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva acompanhada de trovoadas e temporais isolados em todas as regiões ao longo do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas. Os ventos de direção sul no litoral, serão de intensidade fraca a moderada e de oeste/sudoeste no interior do estado, com intensidade fraca.

No amanhecer, as temperaturas variam de 14°C a 17°C entre os planaltos e o Meio-Oeste e de 18 a 22°C nas demais regiões. As temperaturas máximas ficam na casa dos 20°C no Planalto Sul e dos 24°C no Grande Oeste devido à maior presença de nuvens. Entre o Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, o predomínio de sol faz com que as máximas fiquem na casa dos 30°C. Nas demais regiões, as máximas variam entre 26°C e 28°C.

Uma nova frente fria e perturbações associadas a um sistema de baixa pressão na Argentina, vai manter o tempo instável em Santa Catarina na quinta-feira (25). Há condições para pancadas de chuvas e temporais isolados em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste. O risco segue baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas ficam na casa dos 13°C no planalto Sul e variam entre 16 e 18°C nas demais regiões. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 22°C dos planaltos ao litoral e variam de 25°C a 28°C no grande Oeste. O mar fica agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis devido à persistência de ventos de quadrante sul próximo à costa, com ondas de direção sul com alturas entre 2,0 e 2,5 metros.

Na sexta-feira (26), a intensificação do fluxo de ar quente do norte do país deve favorecer o predomínio de sol entre nuvens no estado, mas não se descarta a ocorrência de temporais isolados no sul catarinense. Com as instabilidades concentradas no Rio Grande do Sul, o tempo deve permanecer firme em Santa Catarina no sábado (27).

Por Redação | SECOM

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News