NO DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA A CONASA REALIZA ATIVIDADES RELATIVAS PARA ALUNOS DE ITAPEMA

- Advertisement -

 

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo que para 2023 a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu para o Dia Mundial da Água, o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”. O objetivo é discutir formas de acelerar as mudanças para solucionar a crise global da água e do saneamento.

UM RECURSO NATURAL
A água é um recurso natural essencial para a existência de vida na Terra, bem como para o desenvolvimento da sociedade, por estar presente em inúmeras atividades do nosso dia a dia. A água é uma substância fundamental para o desenvolvimento da vida no planeta. A água é, sem dúvidas, uma das substâncias mais importantes que conhecemos. Sem ela, a vida como concebemos hoje não seria possível, uma vez que todos os seres vivos apresentam água em sua composição, e diversas reações químicas só ocorrem em meio aquoso. Além disso, não podemos nos esquecer de que vivemos em um planeta que se destaca pela grande quantidade dessa substância, a qual é encontrada em estado sólido, líquido e gasoso.
A seguir falaremos mais sobre a água, enfocando, entre outros aspectos, sua parte química, sua importância para todos os seres vivos, seu ciclo e a questão da água no planeta.

ÁGUA COMO SOLVENTE UNIVERSAL

A água possui grande capacidade de dissolver diversas substâncias, o que a torna um “solvente universal”. Para agir como solvente, a água deve interagir com o soluto, promovendo a separação das substâncias ou realizando novas ligações. Essa propriedade é explicada pela polaridade da molécula. Quando substâncias iônicas são colocadas na água, por exemplo, esse solvente consegue separar os íons do soluto, em um processo conhecido como hidratação. Quando compostos não iônicos, como o açúcar, são misturados a ela, o processo é diferente. Nesse caso, as moléculas do soluto estabelecem pontes de hidrogênio com moléculas do solvente.

OBJETIVOS DO DIA DA ÁGUA
O objetivo do Dia Mundial da Água é promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos como as vertentes, os nascedouros etc., evitando poluição e contaminação.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL
No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação. Conheça a seguir os principais pontos dos 10 artigos dessa declaração:
Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
Art. 8º – A utilização da água implica respeito à lei.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O SER HUMANO
A água é essencial para o funcionamento adequado do nosso corpo. Como todos nós sabemos, sem água não existiria vida, sendo ela essencial para o funcionamento adequado do corpo dos seres vivos. No que diz respeito aos seres humanos, a água participa de uma série de processos importantes, tais como: a regulação da temperatura corpórea e a eliminação de substâncias tóxicas por meio da urina. Além disso, a água atua como solvente (dissolvendo várias substâncias); garante o meio adequado para a realização de uma série de reações químicas; permite o transporte de substâncias pelo corpo; funciona como lubrificante, por exemplo, nas articulações; e ajuda na proteção contra impactos, função desempenhada, por exemplo, pelo líquido amniótico.
Além de garantir o funcionamento adequado do nosso corpo, a água é importante para os seres humanos em vários outros aspectos, tais como: preparar alimentos; fazer a higienização da casa e do próprio corpo; e irrigação das plantas. Ela é também usada nas atividades industriais e em atividades recreativas.
Diante da grande importância da água para as nossas atividades diárias e o funcionamento do nosso corpo, é fundamental que cuidemos desse recurso hídrico. Para isso é fundamental comprometermo-nos a economizá-la nas nossas atividades do dia a dia e que façamos a nossa parte para evitarmos a contaminação dos ambientes aquáticos, por exemplo, não lançando lixo nesses ambientes.

DADOS IMPORTANTES SOBRE A ÁGUA
Cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água; 97,5% da água do planeta é salgada e não pode ser usada para consumo humano; Uma pessoa necessita de, pelo menos, 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades, como bebê-la, tomar banho e cozinhar. A quantidade de água necessária para que nosso corpo funcione adequadamente varia de uma pessoa para outra, sendo influenciada, por exemplo, pelas atividades físicas realizadas por uma pessoa e pelo clima. Entretanto, recomenda-se que, no mínimo, sejam ingeridos dois litros de água diariamente; 4,5 bilhões de pessoas, de acordo com a ONU, não dispõem de saneamento seguro no mundo; Cerca de 2,1 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável em casa, de acordo com a ONU; ainda de acordo com a ONU, crianças com idade inferior a cinco anos são 20 vezes mais propensas a morrer de doenças relacionadas à água imprópria para beber e à falta de saneamento do que devido a conflitos; segundo a ONU, em 2030, a população mundial vai necessitar de 40% a mais de água.

A CONASA E OS ALUNOS DE ITAPEMA
Para celebrar o Dia Mundial da Água, a ser comemorado na quarta-feira (22 de março), a Conasa Águas de Itapema vai receber cerca de 300 alunos de 9º ano de duas escolas da rede pública: Francisco Vitor Alves (Morretes) e Oswaldo de Oliveira (Várzea), durante toda a semana, de 20 a 24 de março, para visitas guiadas na Estação de Tratamento de Água Morretes. O projeto, denominado “O universo por trás da torneira” está compartilhando com os alunos o caminho percorrido pela água, desde a captação até a distribuição, passando por todas as etapas de tratamento que incluem coagulação, floculação, filtragem e desinfecção. Após os testes de qualidade, a água pura e pronta para consumo é armazenada em reservatórios espalhados pela cidade e distribuídas para a população por adutoras e redes.

NOTA DA REDAÇÃO: A Folha do Estado congratula-se com a iniciativa da CONASA, que através desse programa oportuniza a que nossa juventude conheça os meandros de como funciona a companhia. Lembrando: a capacidade de produção da água tratada em Itapema é de quase 50 milhões de litros por dia, e a de reserva de mais de 9 milhões de litros. A cidade conta ainda com lagoas de reserva de água bruta com capacidade para 500 milhões de litros para abastecimento em períodos de alta demanda ou estiagem prolongada. Portanto, a CONASA merece nossos sinceros Parabéns por seu trabalho e pela iniciativa!

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News