InícioSANTA CATARINAAgroenergia, infraestrutura e pré-sal: destaques da sessão desta quinta-feira (25)

Agroenergia, infraestrutura e pré-sal: destaques da sessão desta quinta-feira (25)

- Advertisement -

AlescSanta Catarina pode contar em breve com um programa oficial de fomento para a geração de energia a partir de resíduos decorrentes da agroindústria. A proposta, que consta do Projeto de Lei 97/2015, de autoria do deputado Natalino Lázare (PR), foi um dos temas de destaque durante a reunião plenária realizada na manhã desta quinta-feira (25).

Segundo o parlamentar, a iniciativa tem o duplo objetivo de diminuir os problemas ambientais e sociais provocados pelo acúmulo de dejetos orgânicos e de prover o estado de uma nova atividade econômica. “Não estamos dando conta dos problemas ambientais que os rejeitos estão criando hoje, sobretudo nos municípios produtores de suínos e esse passivo ambiental aumenta a cada dia. Este programa é extremamente urgente e necessário, pois já há até mesmo empresários interessados em atuar no setor.”

Reunião no Ministério dos Transportes
Na sessão, Luciane Carminatti (PT) voltou a comentar os resultados de uma reunião realizada no último dia 15, em Brasília, entre representantes do Ministério dos Transportes, DNIT e frente parlamentar catarinense, para tratar de investimentos na malha viária que corta o estado.

Segundo a parlamentar, ainda que não tenha havido acerto sobre o aumento do trecho de concessão da BR-282, estendendo-o até a confluência com a BR-470, foram obtidos anúncios positivos durante o encontro. “Fomos informados que serão liberados nos próximos dias R$ 150 milhões para melhorias, conservação e construção de terceiras faixas no trecho que liga os municípios de Ponte Serrada e São Miguel do Oeste. A praça de pedágio de Xanxerê também será realocada para outro trecho não urbano e haverá diminuição das tarifas cobradas. São notícias razoáveis, eu diria.”

Exploração do Pré-Sal
Dirceu Dresch (PT) criticou a aprovação, nesta quarta-feira, pelo Senado Federal, de projeto de lei de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) que altera as regras de exploração de petróleo do pré-sal, retirando da Petrobrás a exclusividade na exploração da jazida. Para o parlamentar, a proposta faz parte de um movimento voltado a entregar riquezas do país ao capital estrangeiro e a ligar as empresas controladas pelo poder público a uma imagem de ineficiência. “Há uma tentativa, por alguns setores, de instalar um certo tipo de preconceito no país. Felizmente grande parte da sociedade brasileira, entidades sindicais, movimentos e partidos estão fazendo uma discussão séria sobre isso, sobre a necessidade de reservar o petróleo para os brasileiros e de dar nova perspectiva de desenvolvimento para o país.”

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News