Há um grande preconceito entre os homens quando se fala de exame de próstata, devido ao preconceito que acerca a forma de execução do exame. Porém, nós homens temos que perder esse medo e não nos furtarmos a realizar o exame de toque.
Afinal de contas em caso de alguma alteração nos exames , sendo descoberto precocemente o câncer de próstata tem grandes chances de cura total.
As doenças relacionadas à próstata podem aparecer em qualquer fase da vida, sendo as principais o câncer de próstata, a prostatite e a hiperplasia benigna da próstata. No entanto, o câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 50 anos de idade, e ,por isso, é importante fazer exames regularmente a partir desta idade para identificar precocemente problemas na próstata.
Onde a próstata se localiza

A próstata está localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, estando à frente do reto, que é a porção final do intestino, e, por isso, é possível sentir a próstata através do exame de toque retal.
Para que serve a próstata
A próstata é uma pequena glândula do tamanho de uma noz, localizada entre a bexiga e a pélvis do homem. Sua função no organismo é produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides.
Os sintomas de câncer de próstata geralmente só se manifestam quando a doença já está em um estágio mais avançado, quando passa a causar problemas como dificuldade para urinar e impotência sexual.
Além do câncer, esses mesmos sintomas também podem ocorrer devido a alterações benignas nesta glândula, como ter a próstata aumentada, por exemplo. Assim, é importante ir ao urologista pelo menos 1 vez por ano após os 45 anos de idade, para exames de prevenção e identificação precoce de doenças no sistema urinário e reprodutor.
Alguma formas de fazer o diagnóstico do câncer de próstata.
Assim, é preciso estar atento aos seguintes sinais:
- Dificuldade para urinar;
- Diminuição da quantidade de urina;
- Dificuldade em interromper a passagem da urina;
- Vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro;
- Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
- Urinar em gotas;
- Dor na região dos testículos;
- Impotência ou dificuldade para manter a ereção;
- Dor ao ejacular;
- Presença de sangue no sêmen.
Fonte: www.tuasaude.com
Dr. Arthur Frazão CRM/PE 16878