NOVO CAÇA F-39 GRIPEN DA FORÇA AÉREA, QUE PODE ATINGIR ATÉ 2,4 MIL KM/H CHEGA AO BRASIL

- Advertisement -

Santa Catarina recebe novo caça F-39 Gripen da Força Aérea

O novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou em Santa Catarina pelo Porto de Navegantes, no Litoral Norte do estado de Santa Catarina. Fabricada pela empresa sueca Saab, a aeronave supersônica foi transportada até o aeroporto da cidade em um grande esquema de segurança na madrugada de quarta-feira (13).

O caça embarcou no Porto de Norrkoping, na Suécia, no navio MV Florijngracht. Após a viagem, ele foi descarregado no berço 2 do Portonave. A operação foi divulgada nesta quinta-feira (14).

Conheça o novo caça da FAB

Ele tem envergadura de 8,6 metros, 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento; Atinge velocidade máxima de 2,4 mil km/h; Chega a voar acima de 16 mil metros de altitude; O F-39 Gripen é usado por forças aéreas em todo o mundo. Novo caça F-39 Gripen é içado ao ser retirado dentro de navio em porto catarinense — Foto: Portonave

O trabalho dentro do porto reuniu dezenas de funcionários, que fizeram içamento do caça e o retiraram de dentro do navio. Equipamentos de segurança auxiliaram no serviço. Com a chegada do novo caça, a Portonave soma oito aeronaves do mesmo modelo desembarcadas desde 2020. Reconhecido pela eficiência, o Gripen tem baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, segundo a FAB. Caça da FAB no porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Gripen Brasileiro

A aeronave faz parte do programa Gripen Brasileiro, parceria entre o Brasil e a Suécia para o desenvolvimento e fornecimento de caças no país. A iniciativa teve início em 2013 e o contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento e armamentos.

Por Caroline Borges, g1 SC

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News