NOVOS ADMINISTRADORES QUE ASSUMEM EM JANEIRO DISCUTEM FUTUROS PROJETOS CONJUNTOS

- Advertisement -

Equipes de Juliana e Leonel trataram de projetos conjuntos a partir de janeiro

Juliana e Leonel com os respectivos vices Nilson e Josias: Foto: Biel Carboni.

No período matutino desta segunda-feira (16) tendo por local a sede da Prefeitura de Balneário Camboriú, ocorreu uma importantíssima reunião entre as duas equipes de transição dos futuros governantes de Balneário Camboriú e Camboriú. Em um fato considerado inédito, as equipes de Juliana e Leonel Pavan delinearam algumas linhas inerentes aos dois municípios que poderão ser traçadas por ambos a partir de janeiro do próximo ano, quando pai e filha governarão as duas cidades. O encontro serviu, ainda, para discutir quais projetos futuros poderão ser realizados. Eles também decidiram que nova reunião nesse sentido será realizada depois de amanhã, quinta-feira (19).

A prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan destacou o ineditismo das duas equipes de transição trabalhando juntas, falou da importância do diálogo e do trabalho realizado em conjunto, e disse que está muito animada sobre os resultados que ambos alcançarão. Um dos pontos citados foi a questão da água, que tem sido muito debatido, pois há a chance de faltar o precioso líquido neste verão. Tratou-se, inclusive, das questões do saneamento, especialmente na cidade de Camboriú que ainda não tem rede de esgoto. “Foi um excelente momente para abordarmos esses assuntos entre os dois municípios e assim trilharmos uma caminhada juntos, com responsabilidade e sabedoria”, disse Juliana, e cutucou: O trabalho só está começando, por isso precisamos ter pressa para correr atrás do que foi deixado de lado, afirmou, referindo-se, naturalmente, a administrações anteriores.

Leonel Pavan reforçou o ineditismo de reunir os secretários das duas cidades. Disse que a união ‘das duas Camboriús’ mostra a importância de uma cidade para a outra. “Estamos separados por CNPJ, mas ligados por terra, por amor, por compromisso e mais que nunca, agora também por família”, afirmou.

Pavan falou do secretariado formado e da expectativa muito grande nas duas gestões. Também citou que ‘é inédito e histórico’ um prefeito ser diplomado em outra cidade – ele foi diplomado nesta segunda-feira em Balneário Camboriú, junto com Juliana Pavan.

“O TRE-SC viu a necessidade de fazer a cerimônia de diplomação conjunta, pela proximidade das duas cidades. Porém, o fato de sermos pai e filha não pode ser nosso único foco. O foco deve ser nas pessoas, que precisam de bons governos. Grande parte delas depende das duas cidades pela geração de empregos e do social, por isso precisamos de conversas conjuntas. Temos que falar também da central de segurança. Não pode ter isso de policiais não poderem passar de uma para a outra. O importante é conversar, porque muita coisa que tem aqui tem lá. Uma pode sempre servir muito bem à outra – ressaltou.

Pavan foi além, disse que é chegado o momento de tirar o projeto do papel, que o case é único e o Estado está de olho nas nossas duas cidades. Querem afastar a conexão familiar que temos e tentam falar para a Juliana “não deixa ele mandar em você”, e eu me irrito quando escuto isso, porque querem dividir a família e isso parte de quem aposta no fracasso, na divisão”, reclamou.

FUTUROS PROJETOS CONJUNTOS

O coordenador de transição de Juliana, Leandro Índio da Silva apresentou resumidamente alguns dos projetos que as duas cidades podem executar de forma conjunta, como a criação de um escritório de projetos que poderiam ter para ambas captarem recursos. Outro detalhe importante são os projetos culturais que pode haver nas duas cidades, como a criação de uma Rota Açoriana, assim como a criação de um sistema intermunicipal de avaliação do ensino fundamental. Sugeriu-se, também, uma eventual fusão dos jogos escolares (JEBC e JECAM), para se tornar um dos maiores eventos esportivos estudantis do Estado. Falou-se, ainda, da criação da guarda de trânsito de Camboriú, que Balneário pode ajudar, assim como a necessidade de se lutar junto ao governo de estado pela ampliação dos serviços em ambas as cidades como: Bombeiros, PM e Subdelegacia da Polícia Civil.

Há também a ideia de confeccionar material promocional e fazer uma divulgação turística conjunta – Balneário Camboriú entrando com seu turismo de eventos e suas praias, e Camboriú com o turismo náutico, religioso e turismo rural – bem como incluir informações de uma cidade no site da outra, e no aniversário de cada cidade uma incluir a outra, ‘celebrando-se as duas Camboriús’. Um dos destaques também é tirar do papel o tão sonhado parque inundável, concluir a obra do parque linear de Camboriú e trabalhar de fato para não faltar mais água.

Foi citado ainda a ideia de expandir de forma concomitante o horário de atendimento em quatro unidades básicas de saúde de cada município até 21h, vocacionar as unidades hospitalares e intensificar o conjunto de políticas de saúde da mulher, buscando parceria com a rede feminina de combate ao câncer.

No projeto ainda consta a revisão simultânea do Plano Diretor das duas cidades; sobre como projetar e executar novos acessos intermunicipais; lutar de forma conjunta para atrair melhorias nos acessos (com a União e a Arteris); e há também sobre um plano de habitação popular entre as duas cidades.

Na reunião conjunta ainda se comentou sobre a necessidade de regulamentação da reforma tributária de forma conjunta, revisão da planta genérica de valores de ambas as cidades, da integração de softwares e sistemas de todas as áreas de gestão, começando com um piloto pela Fazenda – política de inovação que podem construir via licitação, etc. – criação de uma subprefeitura no Monte Alegre, com prestação de serviços como já ocorre na Subprefeitura da Barra.

Por L. Pimentel

Adaptação de matéria do Pag.3

Fotos: Renata Rutes

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News