NOVOS CASOS DE SARNA SUSPENDEM AULAS EM MAIS DUAS CRECHES

- Advertisement -

Nos NEI Sementes do Amanhã e Rio das Ostras onde houve a incidência de sarna, as aulas reiniciaram nesta segunda-feira.

Depois de duas semanas sem aulas por causa de um surto de escabiose (sarna), a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú autorizou a reabertura dos NEI Sementes do Amanhã e Rio das Ostras, nesta segunda-feira (24). O retorno está sendo acompanhado por uma equipe médica da Secretaria de Saúde.

Por causa de novos casos, a Vigilância Sanitária orientou a suspensão das aulas nos Núcleos de Educação Infantil Taquaras e Odácia Tereza Damázio. As escolas passam pelo processo de higienização e ficarão sem aulas até a próxima segunda-feira (1º/7).

SARNA TAMBÉM EM ITAPEMA

Em Itapema, cidade lindeira à Balneário Camboriú, uma creche local também registrou casos de sarna em ao menos três crianças e suspendeu as aulas. De acordo com informações da prefeitura, há, ainda, três alunos com suspeita de terem contraído a doença, além de uma monitora. Os casos foram registrados no Centro Municipal de Educação Infantil Clube do Mickey, no bairro Várzea. A previsão é de que as aulas seriam retomadas nesta segunda (24), no entanto não houve confirmação de parte da Secretaria de Educação. O município trata os casos como isolados.

Outros dois casos foram registrados em escolas de ensino fundamental: a Escola Paulo Reis, no bairro Sertão do Trombudo, e a Bento Elói Garcia, no bairro Morretes. Nessas duas unidades, houve limpeza, mas sem suspensão das atividades.

COMO FUNCIONA A DOENÇA

O QUE É: a sarna humana é uma doença contagiosa causada por um tipo de ácaro. Ela causa coceira pelo corpo e pode provocar infecção na pele.

TRANSMISSÃO: a transmissão de pessoa para pessoa ocorre facilmente, principalmente em ambientes fechados (como as escolas).

TRATAMENTO: o tratamento consiste em passar pomadas, loções ou sabonetes, além do uso de remédio e de esterilizar as roupas.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES PARA A COMUNIDADE ESCOLAR:

  • Familiares e pessoas próximas a pacientes com diagnóstico positivo devem procurar o médico para o tratamento específico.
  • Lavar as roupas de banho e de cama com água quente.
  • O paciente com diagnóstico positivo deve ficar em casa, enquanto durar a infestação.
  • Lembre sempre de lavar constantemente as mãos.
  • Manter o ambiente escolar sempre bem arejado e limpo.
  • Orientar os pais para que comuniquem a escola no caso de confirmação do diagnóstico.
  • Realizar a limpeza dos objetos manipulados pela criança doente com água e sabão e posteriormente com álcool 70%, a fim de evitar a contaminação de outras crianças.
  • Permitir o retorno da criança após avaliação do serviço de saúde.
  • Comunicar a Unidade Básica de Saúde.

PORTO BELO CONFIRMA QUE CASOS PASSARAM DE 2 PARA 8 EM UMA SEMANA

A cidade de Porto Belo é próxima de Balneário Camboriú e Itapema, outras duas cidades que já confirmaram casos de escabiose, conhecida como sarna humana. Os casos de escabiose em unidades escolares do litoral catarinense subiram. Nesta terça-feira (25), a cidade de Porto Belo informou que, neste momento, há casos confirmados da patologia em uma creche municipal. Neste momento, o prefeito do município, em conjunto com as secretarias da saúde e da educação deve suspender as atividades nas escolas por dois dias.

FOCO: No total, quatro recentes casos foram registrados na mesma unidade, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil Lauro Manoel Mendonça, no bairro Perequê.

SEXTA-FEIRA SEM AULAS NA ESCOLA BENTO ELÓI GARCIA EM PORTO BELO

A Secretaria de Educação comunica que não haverá aula nesta sexta-feira, dia 28 de junho na Escola Municipal de Educação Básica Bento Elói Garcia, devido ao surgimento de casos de escabiose (sarna humana. A suspensão das aulas é necessária para que possamos fazer a higienização da Unidade Escolar. É importante ressaltar, que caso seu (sua) filho(a) apresente sintomas da escabiose, procure imediatamente uma Unidade de Saúde. O tratamento é feito por meio de medicações prescritas por médico. A escabiose é provocada pelo ácaro parasita Sarcoptes Scabiei e causa lesões na pele que levam à coceira nos dedos e palma das mãos, punhos, mamilos, coxas e genitais, mas podendo ser generalizada. A doença é contagiosa e transmitida por meio do contato com a pessoa infectada, roupas ou objetos.

Foto: Yandex

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News