O programa Chapoletada, apresentado por Elias Tenório, Marcos de Oliveira e Carlos Eduardo fará uma série de reportagens para mostrar o trajeto desastroso adotado pela cultura sócio educacional e econômica da sociedade itapemenses que nos últimos anos vem promovendo uma verdadeira devastação desordenada das encostas, da mata ciliar e atlântica, morros, nascentes e cachoeiras de Itapema. A constatação que o esgotamento clandestino e o desmatamento são os principais responsáveis, ‘Os afluentes e a bacia hidrográfica dos Rios Perequê, Fabrício Bela Cruz estão poluídos por esgotamento clandestino…
O Dia Mundial da Água é celebrado todos os anos no dia 22 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Visando este objetivo, anualmente o Dia Mundial da Água aborda um tema específico de extrema importância para a sobrevivência humana. O tema de 2018 foi “Soluções Naturais para a Água“. O tema de 2019 ainda não divulgado pela ONU.
A educação e a conscientização sobre a urgência da economia de água e o seu uso responsável é uma das principais metas do Dia da Água. Considera a série que a água potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Relator da ONU lança desafio para jovens sobre saneamento, água e direitos humanos. O brasileiro e relator especial da ONU Léo Heller convoca jovens de 15 a 24 anos a participar de um desafio virtual sobre direitos humanos e acesso a água e saneamento. O prêmio: uma viagem para Genebra, na Suíça, onde o vencedor da competição falará sobre o seu país para oficiais da ONU. Para participar acesse https://nacoesunidas.org/relator-da-onu-lanca-desafio-para-jovens-sobre-saneamento-agua-e-direitos-humanos/
Em 2019, o concurso aborda como os direitos humanos a água e saneamento devem ser garantidos não apenas nos domicílios, mas também em outras esferas da vida de uma pessoa, como os locais públicos e de trabalho, as instituições de ensino e as instalações de saúde.
O programa do jornal Folha Digital, ouvirá autoridades conhecedoras do eco sistema, de legislação, especialistas e educadores ambientais para fomentar o debate sobre as consequências da falta de educação ambiental e da importância da água para vida, sobretudo, dos crimes ambientais praticados nos últimos anos com consequências devastadora para equilíbrio ambiental e a saúde humana. Para o coordenador do programa José Santana, os maiores responsáveis pela devastação ambiental e ecológica é a exploração imobiliária e política dos recursos hídricos e do eco sistema como num todo. Considera ainda na pauta que, a gestão pública, gestão de governos são criminosas, posto que a água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária, de saúde e social.
No mesmo dia da instituição do Dia Mundial da Água, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que tem entre as suas principais diretrizes: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Meio-Ambiente/declaracao-universal-dos-direitos-da-agua.html