O QUE SÃO ALGORITIMOS? CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ISSO

- Advertisement -

Por L. Pimentel

As pessoas falam tanto em algorítimos, mas será que sabem como isso funciona?

Com o advento da Internet, a variedade de programas que se utilizam de algorítimos, os chamados sites de busca.. Como Google, YouTube etc…, muita gente cita o “algoritimo”, mas poucos sabem porque, qual sua origem, seu significado. Vamos contar um pouco dessa história pra vocês!

Em ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Segundo Dasgupta, Papadimitriou e Vazirani, “algoritmos são procedimentos precisos, não ambíguos, mecânicos, eficientes e corretos”.

QUAL A ORIGEM DO ALGORITMO?

           A palavra “algoritmo” surgiu na Idade Média. Ela vem do nome do persa Muḥammad ibn Musa al-Khwarizmi, que foi astrônomo na Casa de Sabedoria do Califado Abássida, em Bagdá. O nome “al-Khwarizmi”, devidamente latinizado, primeiro foi associado ao sistema de numeração e depois ao conceito moderno de algoritmo. Os historiadores da palavra algoritmo encontraram a origem no sobrenome, Al-Khwarizmi, do matemático persa do século IX, Mohamed ben Musa, cujas obras foram traduzidas no ocidente cristão no século XII, tendo uma delas recebido o nome Algorithmi de numero indorum, sobre os algoritmos usando o sistema de numeração decimal (indiano). Outros autores, entretanto, defendem a origem da palavra em Al-goreten (raiz – conceito que se pode aplicar aos cálculos). “Algebra” e “algorismo” também formam formas corrompidas da palavra, pois as pessoas esqueciam as derivações originais. O dicionário “Vollständiges Mathematisches Lexicon” (Leipzig, 1747) refere á palavra “Algorithmus”. Nesta designação estão combinadas as noções de quatro cálculos aritméticos, nomeadamente a adição, multiplicação, subtração e divisão. A frase “algorithmus infinitesimalis” foi na altura utilizada para significar; “maneiras de calcular com quantidades infinitésimas” (pequenas), uma invenção de Leibnitz. Também é conhecido no meio financeiro, como “algos”.

QUAL É O CONCEITO DE ALGORITMO?

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada.

PARA QUE SERVE UM ALGORITMO?

Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. … Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

TRÊS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DE ALGORITMOS?

Calma, vamos simplificar. Alguns exemplos de algoritmos que podemos citar são: receitas culinárias, manual de instrução de aparelhos, funções matemáticas e até mesmo páginas da Web, como esta que você está lendo. Pense na receita culinária, por exemplo.

COMO UM ALGORITMO FUNCIONA?

Os algoritmos usam variáveis e um processo para alcançar um objetivo. É como quando uma pessoa quer fazer um bolo e leva em conta a receita e as experiências que já teve ao preparar o doce. Só que, no processo digital, as decisões são tomadas de forma automática, por meio de software.

O QUE É UM ALGORITMO MATEMÁTICO?

É uma sequência finita e ordenada de passos (regras), com um esquema de processamento que permite a realização de uma tarefa (resolução de problemas, cálculos etc.). Trata-se de uma palavra latinizada, derivada do nome de Al Khowarizmi, matemático árabe do século 9.

O QUE É UM ALGORITMO NA INFORMÁTICA?

Um algoritmo é uma sequência ordenada, definida e finita de ações que visam a solução de um determinado problema computacional. Em suma, o problema contém um conjunto de dados de entrada (input) e o algoritmo, na sequência das ações resolventes, produz os dados de saída (output).

COMO FUNCIONA O ALGORITMO DAS REDES SOCIAIS?

Nas redes sociais, as coisas funcionam de uma maneira similar. Quando um usuário abre o feed de notícias, ele recebe primeiro os posts que o algoritmo considera relevantes para ele. … É por isso que sempre que você adiciona alguém novo como amigo, as postagens dessa pessoa aparecem no topo do seu feed.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ALGORITMOS?

Existem diversos tipos de algoritmos. Dentre eles, podemos citar: pseudocódigo, descrição narrativa, fluxograma e diagrama de Chapin. O pseudocódigo utiliza linguagem estruturada e se assemelha, na forma, a um programa inscrito na linguagem de programação pascal é também chamado de português estruturado.

QUEM INVENTOU O ALGORITMO DE COMPUTADOR?

Quando foi inventado: A relação dos algoritmos com a ciência da computação tem início com Ada Lovelace (1815-1852). “Ela criou uma sequência de passos para a realização de um cálculo matemático que é reconhecida como o primeiro programa de computador”.

COMO OS ALGORITMOS IMPACTAM NOSSA VIDA COTIDIANA?

Vemos o que queremos ou o que os algoritmos consideram melhor? Os algoritmos filtram o conteúdo que consumimos de forma online diariamente – priorizando, classificando, associando informações.

Então, deu pra entender?

A partir de agora, quando você falar em algoritmo, poderá dizer que sabe do que está falando. Sabe também que os algoritmos são extremamente importantes e necessários para quem mexe com computador, tablet, smartphone e outros. Até a próxima!!!

L. Pimentel – Com pesquisa no Wikipedia

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News