A ampliação de adutora na Marginal Oeste, que começou no início de agosto, precisou ser suspensa temporariamente em razão de um imprevisto na execução da obra. A infraestrutura do radar, que não era de conhecimento da Companhia, interfere no trajeto da adutora, impossibilitando que seja realizada pelo método tradicional e sendo necessária a contratação de empresa especializada para execução da obra pelo método não destrutivo. A suspensão deverá se estender por um período de 15 dias até que seja concluída esta operação. Depois de finalizada, a obra irá aumentar a capacidade de adução de água tratada nos bairros Alto São Bento, Várzea, Sertãozinho, Casa Branca, Canto da Praia e Centro, mantendo a estabilidade no abastecimento de água na região, inclusive nas localidades mais elevadas dos bairros beneficiados.
Demanda de água no Brasil
A demanda de água potável no Brasil pode aumentar quase 80% até 2040 diante de mudanças econômicas, demográficas e climáticas segundo estudo do Instituto Trata Brasil. O trabalho do órgão estima cenários da demanda futura de água no País para pensar como o setor de saneamento básico deve se planejar para conseguir atender a população de forma eficiente e sustentável.
Mudanças no consumo de água dos brasileiros
Um dos principais cenários prevê mudanças expressivas no padrão de consumo dos brasileiros e uma elevação otimista do PIB (Produto Interno Bruto) per capita. O período analisado é de 2017 a 2040. Segundo o estudo e considerando apenas os crescimentos econômico e demográfico dos próximos anos, os brasileiros devem demandar 14,3 bilhões de metros cúbicos de água em 2040. Esse número é 43,5% superior à quantidade de água que foi efetivamente entregue para a população em 2017 (10 bilhões de metros cúbicos), o que significaria que o País precisaria de 4,4 Sistemas Cantareiras cheios a mais só para atender a água adicional em 2040.
Abastecimento de água no Brasil
Segundo os dados mais recentes do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), de 2018, 83,6% da população brasileira é atendida com água tratada. Em 2011, esse percentual era de 82,4%. Em Itapema, que conta com investimentos privados no setor, toda a população da área urbana é abastecida com água tratada. A construção de lagoas de reservação de água bruta pela Conasa Águas de Itapema foi fundamental para o abastecimento durante todo o ano e nas altas temporadas do verão.