PARQUE ESTADUAL DA SERRA FURADA RECEBE ACAMPAMENTO MONTANHISTAS DO FUTURO

- Advertisement -

AS CRIANÇAS SE DIVERTIRAM PRA VALER

O Parque Estadual da Serra Furada, administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), recebeu no último final de semana, dias 23 e 24, o tão esperado Acampamento Montanhistas do Futuro 2023 (AMF 2023). A atividade de encerramento anual do Projeto Montanhistas do Futuro é realizado pela Associação Serra Geral de Escalada e Montanhismo (ASGEM) e pelo Instituto Reflorar com comunidades dos municípios do entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, promovendo atividades de educação ambiental e de promoção aos esportes de montanha. Idealizado em 2019, o Projeto Montanhistas do Futuro teve seu primeiro encontro no final de 2021, em um acampamento realizado na localidade de São Pedro, em Siderópolis.
Voltado para crianças de 6 a 12 anos, o projeto trabalha temas como meio ambiente, mínimo impacto aos ambientes naturais, fauna, flora, climatologia básica, segurança, primeiros socorros, técnicas de movimentação em ambientes montanhosos como trilhas e escaladas, técnicas de acampamento, respeito à cultura e comunidade local, plantio de mudas nativas, observação de aves entre outras.
Inicialmente, O projeto foi destinado para filhos de associados da Associação, mas percebendo que outras crianças também mereciam viver as experiências, então, o projeto foi estendido para a comunidade.
A programação do AMF 2023 contou com experiência de montagem de barracas e a própria vivência de dormir em barracas; trilhas e atividade noturna com o parceiro do Projeto Tony Provesano que é subtenente do Exército Brasileiro, especialista em Busca e Salvamento, Orientação, Cartografia e Sobrevivência.

O condutor de visitantes do Parque Estadual da Serra Furada, Léo Baschirotto, que também é membro das ASGEM, guiou as crianças na trilha “Circuito da Canela Grande”. Oportunizar o contato das crianças com ambientes naturais, como objetiva o Projeto Montanhistas do Futuro, cria laços e memórias que estimulam o cuidado ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos mais engajados nessa causa que é tão urgente.
– A união de duas Unidades de Conservação Estaduais, em apoio à realização desse evento, demonstra o comprometimento do IMA-SC com atividades de Educação Ambiental – comenta a coordenadora do Parque Estadual da Serra Furada, Vanessa Matias Bernardo.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News