Peça teatral e visitas à empresa fazem parte da programação de conscientização da Semana da Água

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Conasa Águas de Itapema, em parceria com a FAACI, está com uma programação educativa especial para os estudantes da Escola Municipal Francisco Vitor Alves (Morretes).

Entre os dias 19 e 21, cerca de 280 estudantes de nono ano participarão de visitas guiadas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Morretes, para aprender sobre o caminho de tratamento que é percorrido pela água, da captação à distribuição.

Além disso, a Companhia KHAOS Cênica, do Rio Grande do Sul, vai realizar apresentações da peça teatral “Conta Gota: Histórias D’Água” para estudantes do quarto ao sexto ano. Uma história ecológica que educa de forma lúdica sobre solidariedade, identificação com o próximo e responsabilidade ecológica.

Cena da peça teatral “Conta Gota: Histórias D’Água” que será apresentada pela Companhia KHAOS Cênica, do Rio Grande do Sul (foto: Lauren Hartz)

Cuidados para evitar vazamentos de água

Vazamentos de água são grandes vilões quando o assunto é desperdício de água potável. Apenas um vaso sanitário com vazamento pode desperdiçar mais de 1.400 litros de água por dia, quase um litro por minuto. Já uma torneira gotejando, o desperdício pode ser até 50 litros por dia, o que resulta em 1.500 litros por mês. Por isso, confira quatro dicas para evitar vazamentos internos:

– Contrate profissionais qualificados para fazer as ligações do seu imóvel

– Faça inspeções periódicas

– Verifique se as torneiras estão funcionando adequadamente

– Na descarga do vaso sanitário, limpe as válvulas reguladoras de pressão e verifique o estado das boias

Também é importante ficar atento aos sinais de vazamento. Siga esses passos para monitorar possíveis vazamentos e chame um encanador se identificar problemas.

1️⃣ mantenha aberto o registro do cavalete;

2️⃣anote a marcação do hidrômetro (medidor de consumo);

3️⃣feche bem todas as torneiras e não utilize os sanitários;

4️⃣na caixa d’água, feche a torneira da boia e monitore o nível da água;

5️⃣verifique: alterou a marcação no hidrômetro? Alterou o nível da água na caixa d’água? Se sim, podem ser sinais de vazamento.

Quanto antes os vazamentos são identificados, além de evitar o desperdício de água, menor é o risco de danos para a estrutura do seu imóvel.

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News