Identificação foi feita pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) informou, por meio de nota, que, entre as vítimas do acidente com o avião da Voepass, ocorrido nesta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo, foram identificados os nomes de, pelo menos, oito médicos com registro no Conselho de Medicina do Paraná. Entre eles, estão confirmados Arianne Albuquerque Estevan Russo, José Roberto Leonel Ferreira, Mariana Comiran Belim e Sarah Sella Langer.
– O Conselho de Medicina do Paraná está em luto pela perda trágica de tantos colegas médicos, que estavam a caminho de mais uma atividade de aperfeiçoamento profissional. Nossos mais profundos sentimentos a todos os familiares e amigos neste momento de infinita dor – disse o presidente da autarquia, Romualdo José Ribeiro Gama.
AS VÍTIMAS
A pediatra e alergologista, Sarah Langer, natural de Cascavel, integrava a Câmara Técnica de Alergia e Imunologia do CRM-PR. Ela tinha 35 anos e fez residência em alergia e imunologia pediátrica pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
– Neste momento tão difícil expressamos nossa solidariedade aos familiares e amigos – manifestou a médica Paula Bley Strachman, coordenadora da Câmara Técnica e diretora tesoureira da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Paraná.
Outra vítima identificada, a médica Arianne Albuquerque Estevan Risso. Ela havia atuado na Unidade Básica de Saúde do Bairro Brasilândia e estava morando em Cascavel. Já Mariana Belim era formada em medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e trabalhava no Campus da cidade de Cascavel desde 2019.
LULA DECRETA LUTO OFICIAL NO PAÍS PELAS VÍTIMAS DE DESASTRE AÉREO EM SÃO PAULO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias no país pelas vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União. “É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados a partir da publicação deste decreto, em sinal de pesar pelas vítimas do desastre aéreo, voo 2283, rota Cascavel/Guarulhos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2024”, diz o texto do decreto.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao saber do desastre quando participava de uma solenidade de entrega de uma fragata naval na cidade de Itajaí, manifestou solidariedade pelas vítimas do acidente aéreo. Ao iniciar seu discurso em um evento na cidade portuária, em Santa Catarina, o presidente da República pediu um minuto de silêncio.
– Eu tenho que ser portador de uma notícia muito ruim e eu queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 57 passageiros e quatro tripulantes, e parece que todos morreram. Então, eu queria pedir um minuto de silêncio pelas vítimas – disse o presidente.
Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Edição: Aécio Amado