PENHA: CIDADE GANHA NOVO MARCO EM SANEAMENTO COM A INAUGURAÇÃO DA ETE DO GRAVATÁ

- Advertisement -

Em um marco histórico para o município, a Prefeitura e a Águas de Penha inauguraram na última quinta-feira (13/6) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá, a primeira da história da cidade. A inauguração representa um novo capítulo para Penha, que se consolida como um município comprometido com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de sua população. A obra é um marco histórico que trará benefícios para a presente e as futuras gerações. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, representantes da comunidade e da empresa. A universalização do sistema no município prevê investimentos na ordem de R$ 116 milhões até 2033.

A ETE Gravatá tem capacidade para tratar 12 litros de esgoto por segundo, o equivalente a um milhão de litros por dia. Esta conquista representa um grande avanço para a qualidade de vida da população, pois contribuirá para a despoluição dos rios e córregos, além de prevenir doenças e promover a saúde pública. A estação, com capacidade inicial para atender 1.298 residências, marca o início da universalização do sistema de esgotamento sanitário em Penha. O sistema, no entanto, estará sempre em condições de atender à demanda da população, com novas ligações sendo feitas à medida que novas casas forem sendo construídas.

Durante a inauguração, o prefeito Aquiles da Costa destacou a importância da obra para o desenvolvimento de Penha. “Trata-se da obra mais importante do município nos últimos anos”, afirmou. “A ETE Gravatá é um sonho antigo da comunidade que se torna realidade hoje. Isso significa mais saúde, mais qualidade de vida e um futuro promissor para a nossa cidade”, completou.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, destacou que a entrega da ETE Gravatá marca o início do projeto de universalização do sistema de tratamento de esgoto no município.

– Nossa meta é coletar o esgoto de todas as residências de Penha, o que significa compartilhar prosperidade e promover a saúde da população, como comprovam diversos estudos – garantiu. A presidente reforçou o compromisso da concessionária com o desenvolvimento de Penha, garantindo a coleta e o tratamento eficientes do esgoto.

Presente na inauguração, a deputada Ana Paula da Silva (Paulinha), classificou a inauguração da ETE Gravatá como um marco crucial na história de Penha. A deputada afirmou que Penha começava ali sua transformação.

Ângelo Piazera Junior, diretor da Associação Empresarial de Penha, também ressaltou a importância da estação para o desenvolvimento do município. Ele disse que a ETE Gravatá é um motor de crescimento para a economia local.

A ‘Águas de Penha’ iniciará em breve a notificação dos clientes sobre a disponibilidade da conexão e dos serviços de tratamento do esgoto. A empresa pede que a população não se conecte ao sistema sem autorização prévia, pois isso pode comprometer o funcionamento da rede. Explicou que a conexão deve ser feita com a orientação de um profissional da concessionária, o que garantirá um serviço correto.

Da Redação/Ascom

Fotos: Águas de Penha

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News