A ETE Gravatá abre caminho para um futuro mais saudável e ambientalmente responsável.
A cidade de Penha ganhará, nesta quinta-feira (13/06), sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE.). A inauguração da estrutura representa um novo capítulo na história da cidade rumo ao desenvolvimento sustentável. Essa conquista, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a concessionária ‘Águas de Penha’, representa um salto histórico no saneamento básico, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população e impulsionando o crescimento socioeconômico da cidade.
IMPORTÂNCIA DA ESTAÇÃO
A ETE Gravatá se configura como a primeira estação de tratamento de esgoto da história de Penha, e abre caminho para um futuro mais saudável e ambientalmente mais responsável. A estação terá capacidade para tratar o esgoto de 16.600 metros de rede coletora, e beneficiará inicialmente 1.298 residências do bairro Gravatá.
A ESTAÇÃO E A TECNOLOGIA
Equipada com tecnologia de última geração, a ETE Gravatá utiliza o sistema MBBR/IFAS (Biológico Aeróbio), o que garante alta eficiência na remoção de matéria orgânica (92%), além de fósforo e nitrogênio. Isso significa que o esgoto tratado poderá ser devolvido aos rios e/ou ao mar de forma segura, sem comprometer a qualidade da água e a preservação do meio ambiente.
COMPROMISSO
A estrutura é apenas o primeiro passo em direção à universalização do saneamento básico em Penha. A ‘Águas de Penha’ tem o compromisso de expandir o sistema de coleta e tratamento de esgoto para todo o município, e com isso proporcionar mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população.
– Investir em saneamento básico é investir em saúde pública. O tratamento de esgoto é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Sem saneamento, o desenvolvimento do município fica comprometido, impactando a saúde pública e o meio ambiente – afirma a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb.
DESPOLUIÇÃO
A estação também ficará encarregada de contribuir para a despoluição dos rios e do mar, além de proteger a biodiversidade local e promover a qualidade de vida da população.
-Nosso objetivo é universalizar o acesso ao saneamento básico em Penha, e proporcionar mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população – destaca Reginalva Mureb.
O QUE DIZ O PREFEITO
O prefeito Aquiles da Costa ressalta que a ETE é o resultado de muita luta e de uma soma de esforços que vem dando resultado. Aquiles relara que o saneamento básico representa melhores condições para a saúde pública, balneabilidade mais eficiente nas praias locais, valoriza o setor imobiliário, além de possibilitar melhor qualidade de vida para a população. “Estamos muito felizes em darmos mais um passo rumo ao desenvolvimento da nossa amada Penha”, assegura o prefeito.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
A ligação dos imóveis à rede coletora deve ser feita de forma gradual e com autorização da concessionária. Nem todas as ruas beneficiadas nesta etapa entrarão em operação de forma imediata. A concessionária diz que fará o comunicado oficial para agendar as ligações dos imóveis à rede coletora.
Por Lyandra Machado – Da Redação