Superintendente Bajara irá explanar na tarde desta terça-feira (28) sobre os exemplos de cultura popular da cidade de Penha e da etnografia do povo penhense.
O Superintendente da ‘Fundação de Cultura Picucho Santos’, Eduardo Bajara representa o município de Penha no Congresso Internacional de Antropologia de Ibero América, realizado em Salto Veloso, meio oeste do Estado, de 27 a 30 de maio. O evento congrega profissionais de diversas e interligadas áreas, como sociologia, história, filosofia, comunicação, economia, política, literatura, museologia, arquitetura e design, abordando temas como Patrimônio, Cultura e Identidade.
Bajara irá explanar na tarde desta terça-feira sobre os exemplos de cultura popular da cidade de Penha e da etnografia do povo penhense, comparando a formação da cidade (basicamente açoriana) com a constituição popular atual (miscigenação de várias etnias).
– Vou descrever os aspectos etnográficos do município e da herança cultural açoriana, com foco em fazer o registro de Salvaguarda dos Bens Culturais Imateriais da cidade, ou seja, os Saberes e Fazeres do nosso povo. Essa é a melhor forma de mapear, reconhecer, preservar, manter e eternizar na memória para as futuras gerações – pontua.
O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Salto Veloso (SC/Brasil), Museu e Cia Assessoria Museológica e Cultural Ltda (SC/Brasil), Universidade do Meio Oeste Catarinense – UNOESC – Campus de Videira (SC/Brasil), Universidade de Salamanca (Espanha), Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (SC/Brasil), Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP (SC/Brasil), e realizado através do Programa de Incentivo à Cultura – PIC da Fundação Catarinense de Cultura/Governo do Estado de Santa Catarina, com o Incentivo das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – CELESC.
OBS: O Congresso está sendo transmitido ao vivo pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/live/hR3MnRpyqHU?si=GkDymVnFS3ouUVoL
Por Lyandra Machado, jornalista responsável